Ações e projetos do CRQ-III para o fortalecimento do setor Químico

Neste mês de novembro completamos três meses de gestão, criando mecanismos para garantir a missão e os valores do CRQ-III, mas trazendo a inovação numa gestão pública que valorize as ações coletivas, que garantam o exercício correto da profissão e que aproximem os profissionais e as indústrias químicas, para, juntos, fortalecermos o setor Químico no estado do Rio de Janeiro.

Aprimoramos as ações de fiscalização e registro junto às empresas e profissionais da área da Química, sem deixar de reforçar a interação entre eles. Criamos o projeto CRQ-III Jovem, a fim de aproximar o jovem profissional e os profissionais ainda em formação das possibilidades de atuação na carreira de Químico, por meio de atividades de formação, capacitação e mecanismos de articulação entre o setor produtivo e as instituições de ensino.

Uma das novidades deste projeto é a retomada do Concurso de Monografia, do qual tive o orgulho de participar em 2003 e que foi essencial para minha formação como estudante, permitindo que eu ampliasse as áreas de atuação na minha carreira profissional. A retomada desse concurso traz de volta um CRQ que dialoga com os profissionais e com as empresas, a fim de promover e profissionalizar a geração de conteúdo para o setor.

Outro programa importante é o CRQ-III Química, Cultura e Arte, cujo objetivo é promover a interação entre a área da Química e a qualidade de vida expressa pela ampliação e formação de plateia, bem como a valorização daqueles profissionais que, além de atuarem na área da Química, também promovem uma interdisciplinaridade com a arte e a cultura.

O CRQ-III Bem-Estar, também criado nesta gestão, consiste em compreender a necessidade da melhoria no bem-estar de nossos profissionais, com ações pontuais que promovam a interação destes profissionais com saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Com vistas à confirmação de nossa missão do CRQ-III de zelar pelo correto exercício da profissão, essas ações são importantíssimas, pois além da atuação dos conselheiros, teremos novos profissionais que atuarão em cada área do conhecimento, contribuindo com as Câmaras Técnicas Temáticas, que discutirão questões importantes para a sociedade e que serão equacionadas e solucionadas com a participação coletiva.

Dentre os temas destacados nas Câmaras Técnicas, estão as áreas relacionadas à Química, como Alimentos e Bebidas; Meio Ambiente; Educação nos Ensinos Técnico e Superior; Química dos Cosméticos e Fármacos; Inovação e Competitividade; Química Verde e Química Forense.

Também é fundamental o diálogo que estabelecemos com as instituições de ensino. Hoje conseguimos dizer e mostrar a cada estudante, professor, pesquisador e profissional que o Conselho tem o papel primordial de potencializar a formação de Químico no estado do Rio de Janeiro.

Alimentar os sonhos de jovens profissionais da Química é bem mais que apenas formar bons profissionais. Significa compreender o papel cidadão do profissional da Química, que deve ser fiel à ética, à moral e ao sentimento de comunidade e ciente de suas obrigações na busca de um Rio de Janeiro e um mundo melhor.

 

Palavra do Presidente

Rafael Barreto Almada

 

* Confira o Informativo do CRQ-III para saber mais sobre este e outros assuntos