Campanha Sou CRQ visa a valorização das profissões do setor

A gestão Mudar para Crescer visa manter uma conduta moral e ética que satisfaça o mais alto padrão de dignidade, equilíbrio e consciência. Dentre as suas linhas de atuação, tem a missão de fiscalizar a representação dos profissionais e empresas da área da química no estado do Rio de Janeiro. Por isso, o Conselho Regional de Química – Terceira Região busca a constante aproximação com aqueles que fazem do setor químico a quarta maior potência no ranking nacional da indústria e sexta maior indústria química do mundo.

A campanha #SouCRQ é uma iniciativa do CRQ-III que visa valorizar as profissões do setor, ressaltando a importância destes profissionais estarem regularizados no Conselho de sua jurisdição. Além de um ato obrigatório, é uma atitude de responsabilidade, compromisso, competência e ética. Engenheiros Químicos, Químicos, Químicos Industriais, Técnicos Ambientais e Técnicos em Petróleo e Gás foram homenageados nesta primeira fase da campanha. Vale ressaltar que o engenheiro químico é um profissional da química (conforme Decreto nº 24.693, de 12.07.34, e Decreto-Lei nº 5.452, de 01/05/43), logo deve estar registrado nos Conselhos Regionais de Química para o exercício de atividades que envolvam conhecimentos de química.

A gestão também objetiva impedir que a sociedade seja prejudicada por profissionais e empresas irregulares. Por isso, o CRQ-III enviou um ofício às empresas e instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro informando, por um viés normativo, a obrigatoriedade dos profissionais na área da química em registrar-se no Conselho.

* Confira o Informativo do CRQ-III para saber mais sobre este e outros assuntos

sr-isaac-recortado-2016

Isaac Plachta
Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região