Palavra do Presidente – Dia do Químico

O Dia Nacional do Químico, completa este ano 60 anos de existência, feitos de muita luta, suor e trabalho.

Para se tornar um modelo de excelência, o CRQ-III, vem sofrendo uma reestruturação, melhorando as nossas instalações e a parte tecnológica para melhor atender os profissionais da química.
Todo este esforço visa homenagear uma história de seis décadas de vitórias que essa categoria obteve, que ainda tem a conquistar e, sobretudo, o trabalho árduo – e muitas vezes anônimo – que esses profissionais desempenham. Há um progressivo crescimento técnico-científico e industrial em nosso país, uma vez que esses profissionais adéquam a Química à resolução de questões tecnológicas e impulsionam os centros de pesquisas químicas e universitárias no Brasil.
A nossa reflexão diária é sempre desenvolver novas fórmulas que auxiliem o nosso planeta e que sirvam para dar uma melhor qualidade de vida para a população. Desta forma, fica notório o papel do Químico no bem-estar da sociedade, amenizando ao máximo os impactos ambientais.
A nossa data foi oficializada, em 18 de junho, pela Resolução Normativa nº 41/1976, do Conselho Federal. A escolha teve como referência a Lei 2.800 – Lei Mater dos Químicos, que criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQ), que hoje somam 21, transferindo aos CRQs todas as atribuições estabelecidas no Decreto-Lei nº 5.452 (CLT), regulamentando o exercício da profissão, referente ao registro, fiscalização e imposição de penalidades quanto ao exercício da profissão de químico.
Assim como o beneficio para os profissionais graduados em Engenharia Química e Engenharia Industrial (modalidade Química), após conclusão de seus cursos, foram direcionados a se registrar apenas nos CRQs, para o exercício da profissão. Em 1970, durante a gestão de Peter Löwenberg, quando o CFQ criou um dos documentos mais expressivos de sua história: o Código de Ética, que estabelece a conduta que todo o profissional da química deve ter no exercício de suas atividades.
Em 2016, o Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), responsável pelas atividades profissionais e industriais da área química no estado do Rio de Janeiro, comemora 59 anos. Atento aos temas da atualidade, o CRQ-III reúne profissionais, pesquisadores e estudantes da área química, no dia 17 de junho, no auditório José Augusto Bicalho Roque, na sede da CRQ-III, no Centro do Rio, das 14 às 17h30.
Este grande evento, chamado ‘Mudar para crescer – Viver, Pensar e Sentir o novo momento do CRQ-III‘, terá o lançamento de novas estratégias de comunicação, visando estreitar cada vez mais os profissionais da área e as empresas com o CRQ-III. Já contamos com um canal de diálogo, o ‘Fale Conosco’, que está disponível para todos os profissionais e empresas registradas no Conselho. Por meio dele, recebemos suas sugestões, elogios e críticas que nos ajudam a aperfeiçoar nossas ações e os trabalhos do CRQ-III, apoiando a gestão na avaliação interna, no que diz respeito às Normas Legais.
Celebramos uma nova era de modernidade e magnetismo junto aos profissionais, a participação e a defesa do nosso Conselho Regional como ferramenta eficaz para as conquistas e mudanças na sociedade. Para isso, requer muito trabalho! Um enorme desafio aceito!
Aproveito para reforçar o fortalecimento da nossa categoria e agradecer o apoio que a gestão “Mudar para Crescer” está recebendo desde o primeiro dia de trabalho. Eu, os diretores e demais Conselheiros e profissionais do CRQ-III, estamos trabalhando para que os profissionais da química tenham um Conselho forte e unido, e buscando superar os desafios da nossa profissão.
Como Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região, me sinto honrado em ser representante de uma das mais importantes categorias profissionais, com os melhores cumprimentos e votos de felicidades, parabenizo os profissionais da Química por seu indispensável trabalho.

 

Isaac Plachta

Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região