Uma filosofia baseada na parceria entre o CRQ e você

Desde 2014, ano em que assumi a presidência do CRQ-III com a Gestão Mudar para Crescer, tracei alguns objetivos a serem concretizados até o final do meu mandato. Dentre tantas mudanças realizadas, me orgulho das nossas conquistas mais impactantes: a reforma da Sede, que trouxe melhorias no ambiente físico e proporcionou melhor condição de trabalho e conforto aos registrados; o início do processo de análise e adequação de todas as normas e procedimentos; e a aproximação do CRQ-III com os profissionais, empresas e instituições de ensino por meio de participações em eventos, reuniões presenciais e modernização dos canais de comunicação. Ao longo da minha trajetória profissional, dirigi importantes empresas químicas e petroquímicas. Entretanto, não fiquei restrito ao setor industrial e, durante 35 anos, tive a honra de ser Professor da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Reaproximar o CRQ-III do setor tem sido um processo gradual e proveitoso. Não é raro encontrar depoimentos de profissionais que nunca visitaram o Conselho, apesar de tantos anos de registro. O objetivo da Gestão Mudar para Crescer é verdadeiramente estar mais próximo através dos canais de comunicação e novos projetos, por exemplo o Café com Presidente, que já reuniu representantes de entidades, instituições de ensino e responsáveis técnicos.

Outra iniciativa que temos implantado são os projetos por meio de parcerias, como o convênio com o Sesi-Senai; o CRQ Itinerante, que estreou no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes – Petrobras) a fim de facilitar o atendimento dos profissionais; e o apoio institucional com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (AHK-RJ) para o lançamento do curso de pós-graduação em Gestão Sustentável de Energia (European Energy Manager). Além disso, diversos cursos e treinamentos têm sido ministrados no Auditório do CRQ-III, visando o desenvolvimento profissional dos registrados. Em paralelo, os Comitês Temáticos reunirão um grupo de pessoas destacadas com o poder de decisão, com a missão de propor e avaliar os projetos de pesquisa a um grupo que representa os interesses da coletividade.

Mudar, crescer: palavras que foram a base de todas as ações que realizamos durante esses anos.
A Casa do Químico: frase que cito e repito para demonstrar que no Conselho Regional de Química, o profissional encontra um órgão capaz de cumprir sua missão.
Em constante transformação: slogan dos 60 anos que nos lembra que o trabalho continua. Certamente, para isso, é preciso que essa parceria entre o CRQ e você continue e se fortaleça.

 

Isaac Plachta
Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região