Nossa história

1934: A profissão de químico foi regulamentada pelo Decreto 24.693, de 12 de julho.

1943: O Decreto-Lei nº 5452, de 1º de Maio, estabeleceu em seu artigo 325 que é livre o exercício da profissão de químico aos possuidores de diploma de químico, químico industrial ou engenheiro químico.

 

1956: No dia 18 de junho, o Conselho Federal de Química (CFQ) e os CRQs foram criados, a partir da Lei Nº 2.800, promulgada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, regulamentando a profissão de Químico.

 

1957: O CRQ-III deu os seus primeiros passos por um grupo de químicos que trabalhavam em um laboratório, na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. Ali foram traçados os primeiros pontos essenciais para o desenvolvimento do CRQ-III, sobretudo, ter sede própria.

1961: Após alguns anos de intenso trabalho, finalmente, a grande conquista. Sob a presidência de Alcides Caldas, no dia 13 de junho, a sede própria foi adquirida na Rua Álvaro Alvim, nº 24 – 12º andar, no Centro do Rio. Após dois anos de reformas para readequar o espaço para o bom trabalho do CRQ-III.

1963: a 1ª sede foi inaugurada, em 31 de julho, na gestão de Clóvis Martins Ferreira.

1980: Com o crescimento das empresas e disseminação da ciência nas instituições de ensino, a área de química se valorizou. O CRQ-III necessitou ter um espaço maior para melhor atender aos profissionais do setor. Assim, 17 anos depois, se mudou para a sede atual, na Rua Alcindo Guanabara, nº 24 – 13º andar, no Centro do Rio de Janeiro. Sob a presidência de Arikerne Rodrigues Sucupira, a data da inauguração foi no ‘Dia Nacional do Químico’, em 18 de Junho.

1993-97: Na década seguinte, surgiu o ‘Auditório José Augusto Bicalho Roque’. A escolha do nome foi uma homenagem ao ex-presidente José Augusto Bicalho Roque, sob gestão entre 02 de agosto de 1993 a 31 de julho de 1999.

2007: O CRQ-III comemorou o quinquagésimo aniversário, com uma placa comemorativa do Jubileu de Ouro, tendo na presidência Eliana Myra de Moraes Soares. No dia 1º de agosto de 2013, Isaac Plachta assumiu a vice-presidência do CRQ-III. No ano posterior, se tornou presidente do CRQ-III com mandato até 31 de julho de 2017.

2016: O presidente Isaac Plachta comemorou os 60 anos da Lei 2.800 reinaugurando a sede do CRQ-III, no Dia Nacional do Químico, comemorado em 18 de junho, após uma série de reformas estruturais, melhorias nos equipamentos em todos os ambientes, desenvolvimento de novas estratégias de comunicação e criação da Galeria dos Presidentes. Isto proporcionou maior conforto e inovação, gerando organização, agilidade aos procedimentos e facilidades no acesso à informação aos profissionais e empresas registradas no Conselho.

Presidente Isaac Plachta e Vice-presidente Eduardo Falabella reinauguram sede do CRQ-III.

Presidente Isaac Plachta e Vice-presidente Eduardo Falabella reinauguram sede do CRQ-III.

 

GALERIA DOS PRESIDENTES