1º Fórum sobre Inovação e Competitividade – 19 de outubro de 2018

 

O Conselho Regional de Química – Terceira Região, por meio de sua Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade, promoverá o 1º Fórum sobre Inovação e Competitividade em 19 de outubro de 2018, na sede do CRQ-III, no Centro do Rio de Janeiro, com abordagem de temas relacionados à Inovação Tecnológica em palestras e debates. Este evento tem por meta promover a integração dos setores acadêmico, industrial e empresarial.  A inscrição é gratuita!

O evento promovido pelo CRQ-III se insere no tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2018, que ocorrerá de 15 a 21 de outubro. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Desigualdade social é um conceito abrangente, que envolve condições socioeconômicas e também culturais, e que aponta, sobretudo, para a busca por soluções integradas e sustentáveis aos desafios contemporâneos. As diferentes áreas do conhecimento científico podem contribuir de diferentes formas para a melhoria da qualidade de vida da população e esta interdisciplinaridade está presente na programação do evento do CRQ-III.

As apresentações durante o 1º Fórum sobre Inovação e Competitividade serão as seguintes:

“Biotecnologia 4.0”
Paulo Luiz Coutinho: Engenheiro Químico, Mestre pela COPPE/UFRJ e D.Sc. pela Escola de Química/UFRJ, Pós-Graduado na área de Gestão Tecnológica e Industrial no setor Químico pela UFRJ/INT. Trabalhou na Petroflex Indústria e Comércio S.A. e também na BRASKEM. Foi responsável pelas áreas de Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual da empresa, implantando o Portal de Conhecimento da BRASKEM e assumiu posteriormente a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos no Rio de Janeiro.

“Inovando nos negócios com uma abordagem centrada no ser humano”
Elisa Gomes dos Santos: Pós graduada em gestão de negócios pela FGV e graduada em ciência da computação pela UFRJ. Atualmente é Especialista de Inovação para a rede de postos e franquias da Petrobras Distribuidora, atuando em projetos de inovação e transformação digital. Membro da Comissão de Inovação que tem o papel de promover a cultura de Inovação através de programas de Intraempreendedorismo e Inovação aberta. Também é instrutora interna de Design Thinking e outras metodologias de cocriação. Atuou como consultora de projetos por mais de 10 anos na área de Oil & Gas e energia.

“Projetos de Inovação Tecnológica”
Joel Weisz: Engenheiro Eletricista pela UFMG, Mestre em Engenharia de Produção pela New York University, Doutor em Engenharia de Produção pela UFF, atuou em diferentes indústrias e empresas de engenharia, como a Westinghouse Electric Corp (USA), implantou e chefiou o Departamento de Engenharia Industrial na Eletromar – Westinghouse, na Exxon Química e na Rio Doce Engenharia e Planejamento; Professor na FGV em Análise de Investimentos e em Gestão de Tecnologia, chefiou várias áreas na FINEP, foi assessor técnico do CGEE, publicou dois livros e hoje dirige a Cognética, Consultoria de Empreendimentos Ltda.

Serviço:
1º Fórum sobre Inovação e Competitividade
Local: Sede do Conselho Regional de Química – Terceira Região
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 24, 13º andar – Centro – RJ
Data: 19 de outubro
Horário: 14 horas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS