5º Fórum Regional de Química

Em comemoração ao Dia Nacional do Químico, o Conselho Regional de Química – Terceira Região promove o 5º Fórum Regional de Química nos dias 15 e 18 de junho. O tema do fórum é “As soluções por meio da Química” e visa fomentar discussões sobre os recursos capazes de retomar o crescimento do mercado de trabalho e aperfeiçoar a formação do futuro profissional.

No dia 15, a programação é voltada para professores, no Auditório José Augusto Bicalho Roque, na Rua Alcindo Guanabara, nº 24, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ. No dia 18, no Auditório do CRQ-III, o evento para profissionais e estudantes da área contará com palestras, mesa redonda, apresentação cultural e premiações. Toda a programação é gratuita!

 

Preencha o formulário abaixo para se inscrever:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

Programação

Dia: 15 de junho de 2018
Local:Auditório José Augusto Bicalho Roque, na Rua Alcindo Guanabara, nº 24, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ

– Abertura do 5º Fórum Regional de Química do CRQ-III (09h – 09h30)

– Palestra: Como a Química melhora nossa qualidade de vida (09h40 – 10h50)

Vitor Francisco Ferreira
Graduado em Química pela IQ-UFRJ, Mestre em Química de Produtos Naturais pela UFRJ-NPPN, Doutor em Química Orgânica – University of California San Diego e Pós-doutor pela University of Oklahoma. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense.

– Painel de debate: Ensino da Química: como encantar? (11h – 13h)

Luís Carlos de Abreu Gomes
Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE), Atualização em Química para Professores de Ensino Médio realizada pela PUC-Rio, Especialização em Ensino de Química para Professores de Ensino Médio pela PUC-Rio e Mestre em Ensino de Ciências no IFRJ Campus Nilópolis. Atualmente é Professor de Química do Colégio Pedro II, Colégio Estadual Paulo Freire e Colégio PENSI. É Diretor das Olimpíadas de Química da ABQ-RJ e Diretor Regional Sudeste da ABQ.

 

Dia: 18 de junho de 2018
Local: Auditório José Augusto Bicalho Roque, na Rua Alcindo Guanabara, nº 24, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ

– Abertura do 5º Fórum Regional de Química do CRQ-III (09h – 09h30)

– Mesa Redonda: Oportunidades e perspectivas para o setor Químico (09h40 – 12h)

Luis Fernando Gutman
Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Psicodramatista pelo Instituto Delphos, Mestre em Administração de Empresas e Integração Latino-americana (IESA/Caracas) e UNC (Chapel Hill-EUA). Ex-professor conferencista do Instituto Militar de Engenharia (IME), ex-professor da Universidade Cândido Mendes, ex-presidente do CRQ-III. Atualmente é Presidente da ONG Girassol – Movimento pela Plena Inclusão Social e Diretor de Teatro para atores amadores com deficiência visual.

Sérgio Machado
Graduado em Química Industrial pela UFF, Mestre em Química pela UFRJ e Doutor em Química pela UFRJ. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRJ. Ex-conselheiro do CRQ-III, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Química, membro da American Chemical Society e membro do Comitê Gestor do PROFQUI. Recebeu a Retorta de Ouro (CRQ III/SQEQ-RJ) em 2003, a Medalha do Mérito Acadêmica (CCMN/UFRJ) em 2003 e 2009 e três Diplomas de Serviços Relevantes Prestados a Nação outorgado pelo Conselho Federal de Química, em 2007 e 2011 e 2017.

Sérgio Falomir
Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, Licenciado em Química pela UERJ, Mestre em Química pela UFF e Doutor em Química pela UFF (2003). Atualmente é prestador de serviços – Nortec Química S.A. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: aldol, fenilacetato, enoatos, pinenodiol e auxiliar quiral. Também possui experiência na gestão de projetos em todas as etapas.

– Palestra Economia Circular (13h – 14h)

Gustavo Cattelan Nobre
Pesquisador e Doutorando pelo COPPEAD com ênfase em Big Data e Internet das Coisas aplicada à Economia Circular. Membro multiplicador do Núcleo de Economia Circular (NEC), também é Mestre em Administração de Empresas com Pós Graduações em Marketing e Finanças e Analista de Sistemas. Possui mais de 25 anos de experiência profissional no mundo corporativo, a maior parte deles exercendo funções executivas e de consultoria em gestão para organizações de grande porte.

– Palestra As soluções de um polo de Química – UFRJ (14h10 – 15h20)

Francisco Radler de Aquino Neto
Prof. Emérito UFRJ, Pesquisador IC até I.A. CNPq 1981, CNE FAPERJ, Uma dúzia de distinções, incluindo a Medalha Lavoisier do CRQ-III (2011), Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e titular da Academia Brasileira de Ciências. Interesses de pesquisas em Cromatografia Gasosa Alta Resolução, Espectrometrias de Massas, Geoquímica Orgânica Molecular e Prospecção de Petróleo, Meio ambiente interno e externo, Controle de Dopagem e outras aplicações da química analítica molecular como produtos naturais, química forense, ambiental, farmacológica, toxicológica e clínica; Controle da Qualidade e Metrologia; controle de processos, matérias primas e produtos, caracterização e remediação de emissões industriais e urbanas, resíduos e efluentes. Coordenador do LADETEC / IQ – UFRJ e seus Laboratórios Associados.

 Coffee Break (15h30)

– Palestra Panorama Internacional da Segurança Química: a Meta 2020 (16h – 17h)

Dr. Newton Moraes Richa
Médico e Professor de Pós-Graduação – UFRJ. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Medicina do Trabalho e em Organização e Administração Hospitalar pela UERJ. Coordenador dos Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho da UERJ. Em 2015, nomeado Representante da UFRJ na CONASQ/MMA e Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração da Política Nacional de Segurança Química.

– Peça “Preconceitos, quem não tem?” (17h10 – 18h10)

Grupo de Teatro Girassol
Formado por atores amadores com deficiência visual, o grupo teatral foi criado em agosto de 2005 pelo Psicodramatista Luis Fernando Gutman, com o objetivo de trabalhar a autoestima de pessoas que adquiriram deficiência visual e estavam no processo de Reabilitação no Instituto Benjamin Constant. Atualmente, o grupo faz parte da GIRASSOL: MOVIMENTO PELA PLENA INCLUSÃO, organização sem fins lucrativos com sede na Escola Municipal Vital Brasil, na Rua do Catete.

– Cerimônia de premiação (18h20 – 19h30)

  • Entrega do Certificado de Serviços Prestados
  • Premiação de projetos acadêmicos
  • Premiação do Concurso de Monografias

– Coquetel (19h30 – 20h)