Alunos do Colégio Pedro II constroem tabela periódica gigante

Em comemoração aos 150 anos da Tabela Periódica, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), alunos da 1ª série do Ensino Médio do Campus Tijuca II do Colégio Pedro II construíram, no fim de agosto, uma Tabela Periódica gigante sobre uma parede do campus.

Os coordenadores da atividade, que envolveu mais de 200 estudantes de sete turmas, foram os professores de Química Lucas Fagundes e Patrick Andersson, que deram a cada turma a responsabilidade de confeccionar os elementos químicos. Os alunos modificaram as cores de fundo, as cores de preenchimento do símbolo do elemento e adicionaram aplicações práticas dos elementos em questão.

Para o professor Lucas, a atividade foi uma excelente oportunidade para ilustrar como se dá um processo de construção em ciência, além de os alunos vivenciarem a experiência de trabalhar em grupo com divisão de tarefas na execução, edição, pesquisa e revisão do trabalho.

“Além dos aspectos relacionados ao conteúdo da Química, a atividade valorizou o senso de organização e de trabalho em equipe. Então a experiência de orientar esses alunos foi no mínimo desafiadora, pois estávamos lidando com mentes pensantes e inquietas que precisariam se organizar e trabalhar com paciência. Ao mesmo tempo foi recompensante ver que os alunos atingiram o resultado final, que é ter a tabela montada de maneira correta, com maestria.”, disse o professor.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região, Rafael Almada, a atividade representa mais que simplesmente uma comemoração.

“O ensino da Tabela Periódica desta forma é extremamente importante para conquistar futuros químicos. A iniciativa dos professores é louvável e o resultado é, como vimos, o engajamento dos estudantes, que se aprofundaram em pesquisa para trazer os elementos ao nosso cotidiano.”, afirmou Almada.

Realmente, os objetivos dos coordenadores foi alcançado, como relatou a aluna Marina Araújo, uma das participantes do trabalho.

“O projeto foi muito interessante, pois fez a turma trabalhar em equipe e ajudou a desenvolver o senso de responsabilidade e companheirismo. Além de ajudar a fixar a matéria estudada e proporcionar conhecimento sobre a natureza e a utilidade de elementos pouco conhecidos pelos alunos.”, falou Bruna.

A tabela gigante está exposta no Campus, montada em uma parede de tijolos de vidro, onde cada tijolo recebeu um elemento da tabela.