Aplicativo facilita práticas experimentais em laboratórios de Química

Criado para fins acadêmicos, o app Vidrarias fornece imagens e informações de uso de diversas vidrarias, elementos fundamentais no laboratório de Química. O projeto foi idealizado e realizado pelo Técnico em Química Victor Hugo Lorenzo, formado em 2016, e pelo Professor de Física Vitor Lara, ambos integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ – Campus São Gonçalo).

A novidade está disponível gratuitamente apenas para o sistema operacional Android, mas o objetivo é ampliar ainda mais os conhecimentos e proporcionar facilidades para as práticas experimentais. O professor acredita que o uso de aplicativos em sala de aula pode ser proveitoso.

“Claro que depende do uso que o professor faz deste tipo de aparelho. Ao mesmo tempo, é o tipo de coisa que vai depender das circunstâncias específicas da realidade escolar em que se trabalha. O fato de termos desenvolvido um app com um estudante de nível médio é muito incomum, e também nos motiva”, conta ao Portal Universo Racionalista.

Em paralelo, o aluno também pretende continuar produzindo aplicativos para outras áreas do ensino. “Foi uma forma que eu encontrei de estudar e ajudar os outros”, diz Victor. A ideia surgiu porque o próprio estudante sentia dificuldades com o uso de diversos tipos de vidrarias.

Ficou interessado? Clique aqui e faça o download da versão gratuita do aplicativo Vidraria.