Condutas do CRQ-III no período eleitoral

Neste ano, o período eleitoral no Brasil se inicia no dia 7 de julho. A partir dessa data, os meios de comunicação do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) deverão seguir diretrizes de divulgação, de acordo com as Instruções Normativas nº 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. As restrições deverão ser mantidas até o dia 7 de outubro, caso se encerre o período eleitoral em primeiro turno, ou até 28 de outubro, em caso de segundo turno.

Segundo as Instruções Normativas, a publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social – inscrições em concursos públicos, conteúdos didáticos e científicos – e não podem constar nomes, símbolos, nem imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

No CRQ-III, as medidas afetarão a veiculação de notícias no site institucional, nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e também não poderá ser publicado o Informativo. As áreas para comentários e interatividade nas propriedades digitais também deverão ser suspensas. Nesse sentido, posts destacados em decorrência de comentário externo deverão ser ocultados ou excluídos, e posts anteriores poderão ser mantidos desde que devidamente datados.

Durante o período eleitoral, não será permitido o uso de logos, bem como toda e qualquer forma de divulgação da marca do Governo Federal, em qualquer suporte utilizado como meio de divulgação.

Em caso de dúvidas, acesse aqui a Cartilha do CRQ-III contendo as instruções a serem seguidas durante o período eleitoral ou entre em contato com a Comunicação do Conselho: comunicacao@crq3.org.br.