“Conselhinho” vai voltar

Em uma reunião entre o Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), na última segunda-feira, 9 de abril, foi discutida e planejada a volta das atividades do “Conselhinho”, o Colegiado de Conselhos Regionais do Rio de Janeiro.

A sugestão surgida no encontro é que a primeira grande reunião do Conselhinho ocorra em maio. As equipes técnicas e assessores dos conselhos poderão também se reunir mensalmente para acompanhar a execução das atividades planejadas e aprimorar os serviços de fiscalização.

A crise do estado do Rio de Janeiro, a qualificação da formação profissional e a articulação dos conselhos profissionais são as primeiras propostas de pauta para o colegiado. Na avaliação do presidente do CRQ-III, a reativação do Conselhinho será importante também para se pensar ações que contribuam no diálogo entre conselhos profissionais.

“A articulação entre conselhos será fundamental para melhorar o atendimento à sociedade, que é nossa principal função”, disse Rafael Almada.

A união entre os Conselhos deve pautar as ações futuras, segundo o presidente do Crea-RJ. “A proposta é unificar os debates e construir pauta única dos conselhos profissionais”, explicou Cosenza.

O encontro contou com as participações do presidente do CREA-RJ, Luiz Antonio Cosenza, do presidente do CRQ-III, Rafael Almada, e do presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar. Estiveram na reunião ainda a secretária geral e chefe de gabinete do CAU/RJ, Marina Burges e Patrícia Cordeiro, respectivamente, além dos assessores da presidência do Crea-RJ, Jorge Antônio da Silva e Nei Beserra.