ATENÇÃO! Devido à situação de pandemia de Covid-19, alguns serviços tiveram seu procedimento alterado temporariamente para o atendimento online. Confira aqui.

CRQ-III elege novos conselheiros para o próximo triênio

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) realizou, na manhã de sexta-feira, 24, a Assembleia dos Delegados Eleitores das Instituições de Ensino e a Assembleia dos Delegados Eleitores de Sindicatos e Associações de Classe, para renovação do terço de conselheiros mediante o voto dos Delegados Eleitores.

O processo eleitoral do CRQ-III cumpre o estabelecido nas Resoluções Normativas do Conselho Federal de Química – CFQ e na Lei n.º 2.800/1956. Neste ano, entretanto, devido à pandemia de COVID-19 e obedecendo às determinações das autoridades sanitárias quanto ao isolamento social, as assembleias foram realizadas de forma remota, por meio de plataforma de reunião virtual, da qual participaram os delegados eleitores, escolhidos pelas instituições que representam.

Também faz parte do processo uma consulta prévia realizada com os profissionais da Química jurisdicionados no Rio de Janeiro, mediante voto direto em chapas que observam as normas estabelecidas no regimento. Neste ano a Chapa #SomosQuímicos foi a vitoriosa, com 86% dos votos no pleito. Em seguida são realizadas as assembleias de delegados eleitores, que homologam ou não o resultado da consulta. Nas últimas décadas, a assembleia sempre tem reafirmado o compromisso de respeitar o resultado da consulta prévia.

Com o resultado do pleito, foram eleitos seis conselheiros para a renovação de um terço do plenário e um conselheiro para preencher a vacância.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destaca a importância atuação do plenário do Conselho.

“Nosso trabalho tem o respaldo de um plenário composto de profissionais capacitados e comprometidos com a Química e a renovação que estamos fazendo dá ainda mais força para o desenvolvimento da química no Estado do Rio de Janeiro.”, afirmou Almada.

Como representantes de sindicatos e associações de classe, os novos conselheiros efetivos serão a Bacharel em Química Carla Calado da Silva e o Técnico em Química Luiz Carlos da Silva, que terão como suplentes o Bacharel em Química Luiz Alberto Ferreira da Silva e a Técnica em Química Aline Santos Mesquita. A vacância foi preenchida pela Engenheira Química Luciana Barreiros de Lima.

As vagas de representantes de instituições de ensino serão conselheiros efetivos a Engenheira Química – Eliana Mossé Alhadeff e o Engenheiro Químico Antonio Carlos Moreira da Rocha. A posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 31 de julho de 2020.