CRQ-III normatiza concessão de fomentos para eventos da Química

O Conselho Regional de Química – Terceira Região estabeleceu normas específicas, com a publicação da Portaria nº 015/2019, para regulamentar e tornar mais transparente a concessão de fomentos a eventos de valorização e promoção da Química no estado do Rio de Janeiro, como seminários, congressos, palestras e eventos científicos e tecnológicos.

A concessão de fomentos por parte do CRQ-III visa incentivar estudantes do nível médio, técnico e de graduação, Instituições de Ensino, Associações de Classes e Sindicatos a desenvolverem eventos que possibilitem a compreensão de fenômenos do cotidiano da sociedade à luz dos conhecimentos da área da Química ou o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas diferenciadas que promovam e estimulem o ensino da Química.

Os critérios foram estabelecidos de maneira ampla, contemplando várias características dos eventos como meio de classificá-los e definir o valor do fomento de acordo com o alcance e relevância da atividade. A partir de agora, todas as solicitações deverão ser apresentadas de acordo com as novas normas, com a utilização dos formulários disponibilizados pelo Conselho.

As instituições candidatas deverão enviar a solicitação de fomento, bem como apresentar os documentos que comprovem que o evento atenda às diretrizes estabelecidas na Portaria n.º 015/2019, e a seleção e aprovação dos fomentos será submetida a aprovação da Diretoria do CRQ-III.

“O CRQ-III sempre apoiou eventos relativos à Química. O que queremos é tornar o processo o mais justo e transparente possível, com critérios técnicos, mas simples. Faz parte da missão e visão do CRQ-III ser reconhecido e referenciado por promover a Química em benefício da sociedade.”, afirmou o presidente Rafael Almada.

Para facilitar o enquadramento das propostas à regulamentação, o CRQ-III disponibilizará modelo de ofício para a solicitação, formulários para a apresentação da proposta e também para a prestação de contas. Todos as regras e trâmites estão descritos no novo Regulamento e disponibilizados neste link.