CRQ-III oferece Programa de Capacitação Continuada aos funcionários

Com o objetivo de qualificar adequadamente o time de gestores e funcionários para suprir as demandas do sistema CFQ/CRQs, o Conselho Regional de Química – Terceira Região criou um Programa de Capacitação Continuada, com o qual qualificará 100% dos seus funcionários.

O programa, que contribuirá para o CRQ-III melhorar a capacidade técnica de seus funcionários e atingir as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico do Sistema CFQ/CRQs, utilizará variados métodos para capacitar os funcionários em ambiente interno e externo.

A necessidade de treinamento foi levantada pelas áreas e algumas atividades pilotos aconteceram durante o ano de 2018 e início de 2019, envolvendo 34 funcionários. Entre as capacitações já realizadas internamente, estão o Controle de processos administrativos e Processos de Compras Governamentais, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ; ação de correção da postura no ambiente de trabalho; cursos para uso da ferramenta Bizagi e do software Excel; reciclagem de procedimentos do atual sistema Implanta; oficina de construção de Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação e reciclagem das rotinas de feedback.

Também houve participação do corpo de funcionários do CRQ-III em atividades externas, como o Planejamento Estratégico, realizado em Goiás; o Congresso Nacional de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu; a oficina de contadores e gestores financeiros; o encontro nacional de advogados e procuradores jurídicos do Sistema CFQ/CRQ e o Seminário Técnico do Sistema CFQ/CRQs, estes em Brasília, DF.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destaca a importância das atividades não só para a Autarquia, mas também para os próprios empregados.

“O desenvolvimento dos funcionários é um dos principais ganhos que podemos trazer para o serviço que prestamos e também é importante para cada funcionário, uma vez que o que se aprende é ganho permanente.”, afirmou.

A organização e realização das atividades envolve todos os setores do Conselho e, no processo, os setores levantaram os temas mais relevantes para as qualificações e o cronograma completo deverá ser finalizado até o ano de 2020, com todas as ações pleiteadas.

As próximas ações já prontas para serem realizadas são relativas a Rotinas Administrativas da Administração Pública; redação oficial; elaboração de Termos de Referência; Controle Interno; Contabilidade Pública; Comunicação Institucional e atendimento ao público.