CRQ-III torna mais ágil o processo de Responsabilidade Técnica

O Conselho Regional de Química – Terceira Região estabeleceu, com a publicação de nova Deliberação nº 005, a regulamentação dos critérios para aprovação da Responsabilidade Técnica.

A partir da nova Deliberação e os critérios, as empresas poderão indicar com maior assertividade os profissionais aptos para assumir tal supervisão. Desta forma, nem empresa ou profissionais perderão tempo ou correrão riscos.

Com a medida, foi publicada, no site do CRQ-III, a matriz de competências e disponibilidade mínimas a que está sujeito todo profissional da Química que pretenda atuar na função de Responsável Técnico por atividades empresariais da área da Química.

A Responsabilidade Técnica confere ao profissional a supervisão técnica pelas atividades fabris e/ou comerciais de uma empresa na área da Química. Isto influencia no dia a dia dos colaboradores, nos resultados corporativos e no produto final que chega aos consumidores.

Além da matriz de competências requeridas para a aprovação do Responsável Técnico, o CRQ-III divulga, também, a tabela de piso salarial da categoria, que trará ao profissional a garantia do cumprimento da legislação. Vale lembrar que, em relação ao piso salarial, existem responsabilidades de ambos os lados. Ao profissional será imputada falta ética caso aceite pagamento abaixo do mínimo estabelecido por lei.

Os requisitos para o processo de avaliação e julgamento das indicações de profissionais para a função de Responsável Técnico também foram estabelecidos por meio da nova Deliberação e estão disponíveis no site do Conselho, como forma de agilizar e tornar o processo mais transparente.

Além disso, o CRQ-III oferecerá, mensalmente, um curso gratuito de atualização para o exercício da função como requisito para renovação de certificado. Com duração máxima de duas horas, das 18 às 20h, o módulo atualizará o profissional das obrigações, direitos e responsabilidades para o correto exercício da função de Responsável Técnico e será requisito para a renovação do Certificado.

A validade do curso será de cinco anos e o mesmo será anotado na carteira de Químico e no cadastro digital do profissional junto ao CRQ-III. Saiba mais sobre o curso.