Eleições 2017: esclarecimentos

A fim de que os profissionais e leitores tenham a exata ciência do ocorrido, inclusive com a ordem cronológica dos fatos:

No dia 11 de maio de 2017, alguns conselheiros, liderados pelo Conselheiro Rafael Almada, encaminharam aos profissionais da química através de diversos meios e pela mala direta da Sociedade Brasileira de Química – SBQ, carta aberta aos profissionais da química, na qual eram feitas acusações a atual diretoria do CRQ-III, em especial ao Presidente Isaac Plachta.

 

 

A diretoria do CRQ-III sentindo-se moralmente ultrajada, exigiu direito de resposta, amparado pelo art. 5º, inciso V, da CFRB/88, à Associação de Classe – SBQ, tendo sido prontamente atendida, por aquela sociedade.

 

 

A carta resposta acima mencionada foi também divulgada através do site do CRQ-III. Esta carta, em tom ameno, buscava uma atitude conciliatória que, na opinião da diretoria, deveria ser tomada pelo bem da Química do Rio de Janeiro.

Em 31 de maio de 2017, o Conselheiro Rafael Almada, alegando estar amparado pelo art. 5º, inciso V, da CFRB/88, exigiu direito de réplica à carta resposta da diretoria do CRQ-III, exigindo também, que sua segunda carta fosse publicada no site do CRQ-III.

No firme propósito de buscar conciliação, a diretoria do CRQ-III decidiu publicar a supracitada réplica a despeito do tom agressivo que norteou a referida carta.

 

 

Neste sentido, tomou-se a liberdade de tornar pública todas as cartas, a fim de que os profissionais e leitores tenham a exata ciência do ocorrido, inclusive com a ordem cronológica dos fatos.

Vale ressaltar que o PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA – TERCEIRA REGIÃO, no uso das suas atribuições legais e regimentais, esclarece aos profissionais e empresas registradas nesse Conselho, que as eleições para renovação do terço de conselheiros, através de assembleia de delegados eleitores e do presidente, realizada na Plenária nª 779, ambas ocorridas no dia 02/05/2017, se encontram em fase de homologação junto ao Egrégio Conselho Federal de Química – CFQ, nos termos da legislação vigente.

O CFQ, em decisão proferida na Plenária realizada em 19/05/2017, baixou em Diligência, os processos atinentes à homologação dos pleitos eleitorais supracitados, para que este regional remeta uma série de documentos, com a finalidade de apurar a legalidade dos referidos certames.

Neste sentido, para que se possa divulgar qualquer resultado referente às eleições, é necessário que se aguarde a posição definitiva do CFQ.