Número do Registro Profissional de Químico passa a ter nove algarismos

A partir do dia 18 de agosto, os profissionais que solicitam o registro no Conselho Regional de Química – Terceira Região obtêm carteira profissional de químico com numeração de nove algarismos. A medida, determinada pelo Conselho Federal de Química, conforme Resolução Normativa nº 268, deve-se ao aumento de registros profissionais nas diversas categorias da área da Química na jurisdição dos Conselhos Regionais de Química.

Desta forma, a nova composição numeral destina as duas primeiras posições, à esquerda, para a caracterização do Conselho Regional de Química emitente, seguida de uma posição identificadora do número do cadastro para registro de profissionais, ficando as seis últimas posições reservadas à série de números naturais, correspondentes à sequência do registro dos profissionais em cada cadastro.

Vale ressaltar que os registros profissionais emitidos com oito algarismos, antes de 20/09/2017, data da publicação da referida Resolução em Diário Oficial da União, permanecerão válidos, sem a necessidade de atualização cadastral por parte dos profissionais.