Petrobras atinge meta de produção e bate novos recordes históricos

Em 2016, a produção média de petróleo no Brasil teve um recorde anual, alcançando a marca de 2.144.256 barris por dia (bpd). Este resultado é 0,75% acima do ano anterior e em linha com a meta de 2,145 milhões bpd prevista para o período.

“Estamos muito felizes, porque é o segundo ano seguido que a empresa cumpre a meta de produção, após uma série de anos em que metas de produção eram apenas uma referência, que se chegasse lá, ok, mas, se não chegasse, não tinha o menor problema. Nesta gestão, meta é uma coisa séria”, comentou o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

A média anual da produção operada na camada pré-sal, no mesmo período, também foi a maior da história, atingindo a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia e superando a produção de 2015 em 33%. Se considerada a produção própria de gás natural, que atingiu em 2016, inéditos 77 milhões m³ diários, a produção total no país chega a 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) – 1% a mais que o alcançado em 2015, e também um novo recorde para a Petrobras.

O índice de aproveitamento de gás do país também alcançou seu recorde anual em 2016, alcançando o nível de 96%, resultado dos esforços empreendidos por meio de programas de melhoria da eficiência operacional e otimização do aproveitamento de gás. “Nós temos a convicção que a reputação se constrói na credibilidade, se constrói com promessas que são feitas e são cumpridas”, destacou o presidente.