Embrapii e CRQ-III debatem novas ações

Na última semana, o presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), Rafael Almada, se reuniu com o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), Jesus Adad. No encontro foram debatidas as demandas da plenária do CRQ-III e fomentadas ações de melhorias ao setor profissional do Rio de Janeiro. A previsão do Conselho Federal de Química é organizar uma nova reunião com os presidentes dos CRQs e conselheiros ainda no mês de março.

Rafael Almada ainda esteve no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), dialogando sobre ações de governança pública que podem ser desenvolvidas dentro dos conselhos profissionais.

Importante, também, foi o encontro com José Luís Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com quem Rafael discutiu ações e planejou parceria de inovação e pesquisa na área da Química, a fim de potencializar a inovação industrial no estado do Rio de Janeiro.

“É importante compreender que o papel do CRQ-III é muito mais amplo que a fiscalização do registro profissional. É também desenvolver ações que promovam a capacitação e o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Na Química, a inovação é a fórmula que vai contribuir para o desenvolvimento do estado.”, frisou Rafael.

A Embrapii atua em cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, com foco nas demandas empresariais, explorando a sinergia entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira.