Rafael Almada é o novo Presidente do CRQ-III

No dia 14 de agosto, a 781ª Plenária Extraordinária convocou os Conselheiros do Conselho Regional de Química – Terceira Região para a eleição do Presidente da autarquia. A votação elegeu o Conselheiro Rafael Almada como Presidente do CRQ-III para o triênio de 2017 a 2020, com início do mandato em 15 de agosto de 2017. O Prof. Rafael estava no seu terceiro mandato como Conselheiro (2009-2012; 2013-2016; 2016-2019).

Rafael Barreto Almada é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação na educação profissional e tecnológica. O novo Presidente do CRQ-III também possui formação em Técnico em Química pelo CEFET Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental (2009) pela UCAM, Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No IFRJ atuou como Vice-Coordenador do curso técnico em Química, Conselheiro representante docente no Conselho Superior, Coordenador Geral de Programas e projetos e Pró-Reitor de Extensão. Na Rede Federal, Rafael foi Coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão – FORPROEXT/CONIF e Assessor Especial para o Desenvolvimento da Extensão Tecnológica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC. Participou no MEC como Conselheiro do Conselho Superior do Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de São Paulo, Colégio Pedro II e do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Para compor a diretoria, foram eleitos os Conselheiros David Tabak (Vice-presidente), Márcio Franklin (Tesoureiro) e Harley Martins (Secretário).