ATENÇÃO! Devido à situação de pandemia de Covid-19, alguns serviços tiveram seu procedimento alterado temporariamente para o atendimento online. Confira aqui.

Rafael Barreto Almada toma posse como presidente reeleito do CRQ-III

O presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), Rafael Almada, tomou posse, na sexta-feira, 31 de julho, para seu segundo mandato. Reeleito por unanimidade, em reunião Plenária realizada na sexta-feira, 24, ele estará à frente do Conselho até 2023.

Rafael Barreto Almada é professor e Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem formação em Técnico em Química pelo CEFET Química (2001), graduação em Química Industrial pela UFF (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental (2009) pela UCAM, Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- UFRJ.

Ao longo da sua trajetória profissional, participou de importantes iniciativas e gestões educacionais. No CRQ-III, foi conselheiro de 2009 a 2017, quando assumiu a presidência. O nome do presidente constou na chapa inscrita no processo sob o nome #SomosQuímicos, que, na consulta prévia realizada com os profissionais da Química no Rio de Janeiro obteve com 86% dos votos no pleito. Na chapa, além do presidente, foram eleitos sete conselheiros, entre efetivos e suplentes.

O processo eleitoral do CRQ-III cumpriu o estabelecido nas Resoluções Normativas do Conselho Federal de Química – CFQ e na Lei n.º 2.800/1956, mas este ano as assembleias de delegados eleitores e a própria sessão Plenária feitas de forma remota, por meio de plataforma de reunião virtual, devido à pandemia de Covid-19 e obedecendo às determinações das autoridades sanitárias quanto ao isolamento social.

Rafael ressalta a importância da integração dentro do CRQ-III e no Sistema CFQ/CRQs na condução de sua gestão.

“É uma honra ter sido escolhido, mais uma vez, para estar à frente do CRQ-III, onde participo como conselheiro desde 2009. Renovo, assim, meu compromisso de lutar pela valorização da nossa profissão e do profissional da Química, como temos feito ao longo dos últimos três anos, com o apoio dos conselheiros e do Conselho Federal de Química, ao qual também agradeço.”, afirmou Almada.

Como representantes de sindicatos e associações de classe, os novos conselheiros efetivos serão a Bacharel em Química Carla Calado da Silva e o Técnico em Química Luiz Carlos da Silva, que terão como suplentes o Bacharel em Química Luiz Alberto Ferreira da Silva e a Técnica em Química Aline Santos Mesquita. A vacância foi preenchida pela Engenheira Química Luciana Barreiros de Lima.

As vagas de representantes de instituições de ensino serão conselheiros efetivos a Engenheira Química – Eliana Mossé Alhadeff e o Engenheiro Químico Antonio Carlos Moreira da Rocha