SistemaCFQ/CRQs debate padronização e modernização da fiscalização

O Conselho Regional de Química – Terceira Região esteve representado no I Encontro de Fiscais do Sistema CFQ/CRQ, realizado em Brasília/DF, pelo Conselho Federal de Química nos dias 12 e 13 de novembro. Fiscais e demais representantes dos 21 Conselhos Regionais estiveram reunidos para discutir procedimentos inerentes à atividade e à digitalização dos processos.

A digitalização dos relatórios e documentos foi apresentada pelo conselheiro federal e gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), Wagner Contrera Lopes, como uma solução e grande desafio para atuação eficiente dos profissionais. O sistema informatizado de geração de relatórios representa um grande avanço para a atividade dos conselhos, diminuindo o volume de papel gerado pelos fiscais e espaço de armazenamento, segundo o conselheiro.

Os processos eletrônicos são uma tendência natural das instituições e o Sistema só tem a ganhar com esse processo eletrônico”, frisou Contrera, que destacou também a importância da contribuição deste encontro para o sistema, já que a fiscalização é a razão de existir dos Conselhos.

O CRQ-III esteve representado pelo assessor de Fiscalização e Registro, Fabio Souza, o fiscal Alfen Campbell e o presidente em exercício, David Tabak, que ressaltou a importância deste encontro.

A troca de experiências entre os Regionais é muito salutar para o Sistema e este primeiro encontro atendeu a esta demanda de forma positiva. Temos avançado na integração, com encontros de todas as áreas de atividades dos Conselhos, e pudemos discutir a atividade de fiscalização de forma bem ampla.”, disse Tabak.

A discussão e a troca de experiências foram além da digitalização dos processos e procedimentos, e 65 fiscais, gerentes de fiscalização e presidentes dos conselhos regionais debateram ainda temas técnicos, como atualizações na RN29/CFQ, que regulamenta o exercício da fiscalização.