Técnicos em Química continuam no Sistema CFQ/CRQs

No início de setembro, o CFTi divulgou uma relação de 24 modalidades técnicas fiscalizadas pelo Sistema CFQ/CRQ que estariam sob jurisdição do conselho recém-criado. Diante da gravidade do erro de informação, o presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região, Rafael Almada, protocolou no Conselho Federal de Química uma solicitação de interferência do CFQ junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFTi) para a defesa dos técnicos da área da Química, erroneamente listados no site como categoria com registro obrigatório naquele conselho.

O CFQ prontamente atendeu a solicitação do CRQ-III, mobilizou sua equipe e, no dia 03 de outubro, enviou ofício ao CFTi, onde requereu a retirada imediata do sítio eletrônico a lista de 24 modalidades técnicas da área da Química fiscalizadas pelo Sistema CFQ/CRQ, conforme estabelecem a Lei 2.800/1956 e o Decreto-Lei 5.452/1943.

Segundo o presidente do CRQ-III, o momento e as ações mostram como o Sistema CFQ/CRQs unido tem força para lutar pelos seus profissionais.

“Parabenizamos o CFQ por ouvir os regionais e trabalhar de forma firme e rápida na proteção da sociedade por meio do registro e fiscalização dos profissionais da Química.”, afirmou Rafael Almada.

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFTi) atendeu ao requerimento do presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José Ribamar de Oliveira Filho, e retirou de seu site a informação equivocada de que os profissionais de nível técnico da área da Química estariam submetidos à Lei 13.639/2018, que criou aquele conselho.

Clique na imagem e confira a íntegra do ofício