Tocha Olímpica: segredos e encantos

O símbolo mais tradicional e mágico dos Jogos Olímpicos é a Tocha Olímpica. No Rio 2016, a “Chama Olímpica” percorreu mais de 300 cidades brasileiras até chegar aoRio de Janeiro, que será o palco do maior evento esportivo do planeta.

tocha_olimpica-2016

Tocha Olímpica – Rio 2016

Em seu contexto histórico, ela representa a pureza da eterna juventude olímpica e recorda a cerimônia de início dos Jogos na Antiguidade. História à parte, algumas curiosidades que vamos desvendar: Como a Tocha funciona? Do que ela é feita? De que forma ela consegue ficar acesa por tanto tempo?

Como funciona
Quimicamente falando, a tocha funciona como uma espécie de isqueiro aprimorado. Sua estrutura é feita de combustível líquido propano e um tubo o conecta com o topo. Funciona por meio de um método que o transforma em gás para que ocorra a combustão e a chama fique acesa.

Do que é feita
O combustível usado para acendê-la é composto de dois gases: butano e propileno. Esses gases são os responsáveis pelo tom alaranjado da chama. Há um cartucho dentro da tocha com os combustíveis em estado líquido e sob pressão, ademais, um tubo que o conecta com a superfície onde o fogo irá se acender. Quando a válvula é aberta, ocorre uma diminuição da pressão e os compostos sobem em forma de gás tornando-se combustíveis para alimentar a chama e fazer com que a tocha se acenda.

A durabilidade da chama
A tocha possui combustível suficiente para ficar acesa por apenas 18 minutos. A “Chama Olímpica”, na verdade, é preservada em um tipo de lampião que tem quase as mesmas propriedades da tocha, só que com combustível suficiente para queimar por 15 horas e um cartucho reserva que se ativa quando a chama está para se apagar.
Quando acesa no Santuário de Olímpia, na Grécia, a chama é passada para este lampião que viaja o mundo e percorre diversas cidades para ficar reacendendo as tochas. No total, quatro lampiões são usados neste processo de revezamento do fogo olímpico e, apenas para o Rio 2016, foram fabricadas mais de 12 mil tochas para os condutores (em média cada pessoa correrá 200 metros).