CRQ-III lança edital de concurso

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) lança o Edital de Concurso Público para o preenchimento de 15 vagas para o quadro efetivo da autarquia. As inscrições acontecem entre 25 de novembro 2019 e 23 de janeiro de 2020 e as provas serão realizadas no dia 08 de março. O concurso promovido pelo CRQ-III oferecerá vagas para Técnico Administrativo; Técnico Especializado de Fiscalização e Registro; Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação e Analista Superior nas especialidades de compras, finanças, arquivo, gestão de pessoas, comunicação, contabilidade e fiscal.

Os aprovados serão contratados sob Regime Celetista e contarão com salário inicial de R$ 1.966,46 (médio e técnico) e R$ 3.683,15 (superior). Além dos vencimentos básicos salário, há ainda os benefícios, que incluem auxílio-refeição ou alimentação, vale-transporte, auxílio-creche; assistência médica e odontológica, entre outros.

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destaca a importância de renovação nos quadros da Autarquia e da fiscalização das atividades da Química, principal atividade do Conselho.

“O objetivo principal do CRQ-III é fiscalizar a atuação e registrar os profissionais e empresas que exerçam atividades na área da Química no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de impedir que a sociedade seja prejudicada por empresas ilegais, que executem serviços na área da química, ou por pessoas desprovidas de conhecimentos técnico-científicos.”, afirmou Almada.

O presidente também enfatiza a necessidade de preservar o caráter público da gestão dos Conselhos Profissionais, principalmente no momento em que a estrutura de fiscalização profissional está ameaçada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, que, caso aprovada, pode inviabilizar todo o sistema de proteção oferecido hoje pelos conselhos.

“Os conselhos são autarquias que seguem as regras de órgãos públicos na transparência de seus atos e fazem essa fiscalização sem receber um centavo do governo. O concurso reforça a necessidade dessa gestão pública focada na proteção da sociedade”, disse o presidente.

O registro profissional comprova a qualificação dos profissionais que atuarão no mercado e com a aprovação da PEC 108 as empresas não serão mais obrigadas a contratá-los. No caso do Sistema CFQ/CRQ, desregular o seu funcionamento traria impactos ao país e à população, colocando em dúvida a qualidade de produtos químicos de manipulação corriqueira, de alimentos e bebidas de consumo geral, de artigos oriundos da indústria petroquímica, ou mesmo da água corrente utilizada pela população.

O Sistema CFQ/CRQs, formado pelo Conselho Federal de Química e por 21 Conselhos Regionais, no entanto, está se articulando. Com a coordenação do presidente do CRQ-III, Rafael Almada, o CFQ criou o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), que está em constante contato com a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, grupo de congressistas formado a partir de mais de 200 assinaturas de parlamentares, que tem como objetivo derrubar a PEC 108/19.

As provas objetivas e discursivas para o concurso do CRQ-III acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda. A empresa responsável pela organização do certame é o Instituto Consulplan e o cronograma completo e demais informações estão disponíveis aqui.

As vagas apresentadas pelo edital do Concurso do CRQ-III foram disponibilizadas considerando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, aprovado na 798ª reunião Plenária, em novembro de 2018.

Clique aqui para acessar o edital.