PPA 2021-2023

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) finalizou a elaboração de seu Planejamento Plurianual (PPA), documento inédito no órgão de fiscalização. O PPA 2021-2023 representa o empenho da gestão atual em aumentar o nível de excelência do CRQ-III, além de trazer mais transparência ao trabalho administrativo.

O PPA 2021-2023 promove a dimensão estratégica de planejamento de médio prazo do CRQ-III, possibilitando maior previsibilidade no emprego dos recursos, trabalhando com investimentos destinados a atingir nossos objetivos estratégicos. Sua duração de três anos coincide com a duração do mandato do Presidente Rafael Almada, reeleito em 2020.

A Constituição Federal de 1988 prevê o PPA como um instrumento de planejamento orçamentário em seu artigo 165, item I, §1º: “a lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.

“Mais do que uma obrigação dessa Autarquia, é nosso objetivo fazer uma gestão focada em resultados e que prioriza a transparência. Além disso, estamos desenvolvendo estratégias para estarmos perto de quem, na prática, representa a Química em sua plenitude, como os profissionais, estudantes e a própria Academia.”, ressalta o presidente do CRQ-III, Rafael Almada.

O PPA do CRQ-III foi baseado no planejamento estratégico 2018-2028 do Sistema CFQ/CRQs, que colabora no processo de responsabilidade coletiva de dispor serviços públicos alinhados com o interesse comum. Diversas foram as adaptações e inclusões no texto do plano, a fim de atender aos objetivos e metas específicos do órgão de fiscalização na região do estado do Rio de Janeiro.

O presente planejamento estratégico é resultado de um esforço coletivo dos integrantes do CRQ-III. A Comissão Especial Responsável pela elaboração e supervisão do PPA coordenou o processo de construção colaborativa do documento, que passou pela aprovação da Diretoria e pela apreciação da Comissão de Tomada de Contas (CTC). A aprovação final do PPA aconteceu na Plenária do CRQ-III, realizada em 15 de dezembro.

“Além de saber da importância desse documento, foi um grande prazer contribuir na coordenação do PPA CRQ-RJ, colaborando com uma equipe de gestores extremamente comprometida e dedicada.”, disse o conselheiro e diretor Harley Martins, coordenador da Comissão Especial.

O PPA 2021-2023 será avaliado, revisto e monitorado anualmente, proporcionando a flexibilidade necessária ao enfrentamento de novos problemas e demandas e também alterações e atualizações que conferem o caráter gerencial desta iniciativa.

A atividade principal do CRQ-III, a fiscalização de profissionais e empresas da área da Química no estado do Rio de Janeiro, é contemplada em todas as estratégias elaboradas nesse plano, que, para serem alcançadas, dependem e envolvem todos os demais setores.

O PPA 2021-2023 está disponível neste link, no portal da transparência do CRQ-III.