Retrospectiva 2020 do CRQ-III

Relembre os destaques do ano de 2020 do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III).

Essa retrospectiva traz os destaques de eventos e campanhas promovidas pelo CRQ-III ao longo do ano, com divulgação em suas redes sociais e site. Encontre no portal da transparência todos os relatórios das atividades dos demais setores do CRQ-III.


CRISE HÍDRICA DO RIO DE JANEIRO

No início de 2020, a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense sofreram uma grave crise hídrica. O CRQ-III produziu uma cartilha para levar à população informações sobre como se proteger de potenciais efeitos nocivos do consumo da água em desconformidade. O conselho fiscalizou laboratórios e estações de tratamento da Companhia Estadual de Água e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). 

O Jornal Hoje (Tv Globo) entrevistou Almada em reportagem de 20 de janeiro

A atuação do CRQ-III durante a crise hídrica teve ampla repercussão midiática. Entre as publicações estão:


COMBATE À COVID-19

O CRQ-III produziu diversos conteúdos sobre a prevenção à Covid-19 em seu site e redes sociais. A Cartilha sobre a Higienização e a Sanitização de Alimentos (do produtor ao consumidor) foi elaborada por meio da Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas (CTAB) e ganhou repercussão na mídia carioca, com matérias nos jornais O Globo e Extra. 

Outra cartilha produzida durante a pandemia foi para dar orientações à população sobre como se proteger com sanitizantes adequados no contexto da pandemia. 

Em abril, Rafael Almada deu entrevista ao vivo para a TV Globo sobre como identificar a qualidade do álcool gel.  Alguns meses depois, o presidente do CRQ-III deu também entrevista ao jornal OGlobo falando sobre a importância da validade e do armazenamento correto do álcool gel para sua eficácia. 

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do CRQ-III, publicou artigo sobre o uso de ar condicionado em ambientes corporativos e de lazer no contexto da pandemia. 

O CRQ-III foi pioneiro no movimento pela produção e doação de álcool 70% a hospitais e entidades filantrópicas. Essa ação iniciou a campanha “Química Solidária”, do Conselho Federal de Química (CFQ), reunindo CRQs e instituições parceiras. 

Rafael Almada em um dos vídeos do CFQ na campanha #QuímicaSolidária

O CRQ-III também promoveu ações de combate às fake news e publicações sobre a importância do uso do álcool 70% como bactericida

Com o Fórum Estadual de Conselhos de Profissões Regulamentadas (FECPR), o CRQ-III divulgou Nota Conjunta sobre Equipamentos de Segurança Individual (EPI)

O CRQ-III assinou também a manifestação dos Conselhos Profissionais sobre a importância do combate à pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2), realizada pelas três esferas do poder público, pela sociedade civil e pelos indivíduos.


LIVES DO CRQ-III

Devido à pandemia, os eventos presenciais no conselho não foram possíveis desde março de 2020. Com isso, as Câmaras Técnicas do CRQ-III promoveram Lives com temáticas diversas, que somadas alcançaram mais de 18 mil pessoas. 

Assista as gravações das Lives disponíveis online em:


LIVES COM REPRESENTANTES DO CRQ-III

Além das lives organizadas pelo CRQ-III, o conselho marcou presença também em lives de instituições parceiras, com a participação de representantes do CRQ-III. 

Entre as transmissões online estão: 

  • Participação de Rafael Almada na live do jornal O Dia sobre a atuação do CRQ-III na pandemia e os cuidados para escolher os produtos corretos de prevenção
  • Participação de Almada no podcast #QuimCast, do CFQ
  • Participação de Almada na live sobre a Campanha Química Solidária, do Sistema CFQ/CRQs
  • Participação de dois profissionais do CRQ-III – o químico e consultor ambiental Rodrigo Oliveira e o químico industrial Sergio de Paula Machado – na websérie “Virei Químico! E agora?”, do Sistema CFQ/CRQs 
  • Participação de Ademário Iris, conselheiro do CRQ-III, na Live sobre o uso de água sanitária no combate à Covid-19 no instagram @debinforma, de Deborah Cotrofe 
  • Participação de Rafael Almada na live “Covid-19: o papel da Química no retorno às atividades”, da série “Falas da Química”, uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs 
  • Participação do engenheiro químico Gandhi Giordano, conselheiro do CRQ-III, na live “Quais são as perspectivas para o profissional da Química em relação ao Novo Marco Regulatório do Saneamento?”, da série “Falas da Química”, do Sistema CFQ/CRQs 
  • Participação de David Tabak, vice-presidente do CRQ-III e do FORUM, na live “A importância dos conselhos profissionais”, organizada pelo FORUM
  • Participação de Rafael Almada na Live “Conselhos Profissionais e o Meio Ambiente”, da Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura (CLEMAARJ)
  • Palestra de Rafael Almada na Semana de Engenharia Química FAT – UERJ
  • Palestra de Rafael Almada para os calouros do curso de Química-Atribuições Tecnológicas do Instituto de Química – UFRJ
  • Participação de Rafael Almada na Live “O papel dos técnicos da área Química na Gestão dos Resíduos”, da série “Falas da Química”, uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs 

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Ao longo do ano, o CRQ-III divulgou em seu site e redes sociais diversos eventos acadêmicos e/ou profissionais de instituições parceiras, além de publicar oportunidades de emprego e de estudos na área da Química. Foram destacadas algumas das principais notícias do ano sobre o setor da Química no Brasil e no mundo, como descobertas científicas e premiações. 

Em abril foi divulgado o edital do XVIII Concurso de monografias do CRQ-III. 

As Câmaras Técnicas do CRQ-III produziram diversos artigos relevantes sobre suas áreas de especialidade como, por exemplo, o artigo do CTMA sobre o Novo Marco Legal do Saneamento, em setembro. 

O CRQ-III compartilhou ainda importantes conteúdos educativos e históricos elaborados pelo CFQ. Entre eles, séries que apresentam curiosidades da química, elementos químicos, atuação dos profissionais de química, podcasts e lives sobre temáticas relacionadas ao setor. 


POR DENTRO DO CRQ-III

Destacamos em nossas redes a reeleição de Rafael Almada como presidente do CRQ-III, para o triênio 2021-2023. Sua posse teve transmissão online, em virtude da pandemia. Em julho, também foi transmitida online a posse dos novos membros das Câmaras Técnicas do CRQ-III. 

O edital para concurso público para preenchimento de diversos cargos de trabalho no CRQ-III foi publicado em novembro de 2019 e o resultado final foi divulgado em julho de 2020. Em dezembro, os novos funcionários empossados foram apresentados na campanha  #crq3decaranova.

A Carta de Serviços foi também uma novidade de 2020 no site. O documento traz a descrição dos principais serviços oferecidos pelo CRQ-III, as formas de acessá-los e o padrão de qualidade de atendimento que se busca.

Os cidadãos podem também acessar no portal da transparência diversos relatórios do CRQ-III, como o relatório de gestão 2020, o relatório para o TCU, o plano plurianual 2021-2023, entre outros.


CAMPANHAS NACIONAIS

O CRQ-III apoiou as campanhas outubro rosa (pela prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero) e novembro azul (pela prevenção de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata).

O Dia Nacional do Químico (18 de junho) teve celebração especial, assim como datas comemorativas nacionais relevantes. 


Lançamos também em 2020 o instagram @crq3rj , onde você pode participar do concurso e ganhar um kit do CRQ-III

Acompanhe o CRQ-III nas redes sociais para saber todas as novidades em 2021!