13ª reunião do Colégio de Presidentes aconteceu no Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) foi sede da 13ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs (COPRESI), nos dias 17 e 18, com a presença de presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Química, além do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, e equipe.

O coordenador do Copresi e presidente do CRQ XXI, Alexandre Vaz, declarou abertos os trabalhos e passou a palavra ao anfitrião, o presidente do CRQ-III, Rafael Almada, que deu as boas vidas e convidou o presidente Ribamar para uma fala inicial.

Na manhã de quinta-feira, 17, o presidente Alexandre apresentou os informes e a pauta do dia e abriu debate com os demais presidentes. Em seguida, o presidente Rafael Almada mostrou aos participantes a agenda do Comitê de relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ, do qual é coordenador.

As discussões continuaram com os itens elencados para a quinta-feira e foram interrompidas no final da tarde para uma homenagem ao presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, que recebeu, das mãos do vereador Reimont, moção de aplausos por seu trabalho à frente do CFQ.

Nos dois dias de reunião, foram debatidos temas comuns aos regionais, os andamentos de atividades dos Grupos de Trabalho e agendas do Copresi e ainda aconteceram discussões sobre as demandas dos regionais para com o Conselho Federal, contando com a participação direta dos representantes do CFQ.

Para o coordenador do Copresi, presidente Alexandre Vaz, falou da representatividade da reunião no sentido de trabalhar em conjunto.

“O evento foi especial, pois conseguimos, mais uma vez, debates extremamente valoroso de assuntos estratégicos, como modelos de carteira profissional, procedimentos e relações institucionais e governamentais.  O trabalho do Copresi tem reforçado o trabalho conjunto dos CRQs em prol do Sistema e dos profissionais da Química.”, disse.

Rafael Almada, presidente do CRQ-III, destacou a felicidade em receber a reunião do colégio de presidentes no Rio de Janeiro.

“Foi uma honra receber todos os presidentes aqui, mas ainda mais importante é avançarmos nos debates pertinentes de temas que são importantes para todos os regionais, para todos os profissionais da Química no país.”, afirmou.

Na tarde de sexta-feira os presidentes, convidados e acompanhados pelo vereador Reimont, fizeram uma visita ao Palácio Pedro Ernesto e conheceram o Plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e outras dependências do prédio.

O encerramento da reunião foi feito pelo coordenador do Copresi e pelo presidente do CFQ.

“Fico muito satisfeito com a condução dos trabalhos dessa reunião, porque a gestão do Sistema é feita por todos nós. Agradeço especialmente ao CRQ-III pela recepção calorosa que o Copresi teve aqui no Rio de Janeiro.”, afirmou o professor José de Ribamar.

O Sistema CFQ/CRQs é formado pelo Conselho Federal e 21 Conselhos Regionais de Química. Sob a orientação do CFQ, o Sistema tem como diretrizes a valorização e promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil e o compromisso de garantir a oferta à sociedade de bons produtos e serviços, com as possibilidades infinitas que a Química oferece.

A base da atuação do Sistema CFQ/CRQs é a normatização, orientação, fiscalização e julgamento, atividades relacionadas ao exercício profissional da Química, e essas atividades hoje dizem respeito a mais de 216 mil profissionais e mais de 47 mil empresas do segmento, em todo o Brasil.