19/10 – Live Inovação Aberta e Ecossistemas de Inovação

A Live “Inovação Aberta e Ecossistemas de Inovação” será transmitida no dia 19 de outubro (terça-feira), às 19h. A participação é gratuita e haverá emissão de certificados, assista neste link: https://bit.ly/30KKeSV

O evento organizado pela Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade (CTTIC) do CRQ-III terá como convidado Luiz Mandarino, Engenheiro Químico, Mestre em Administração, Sócio Diretor de Inovação e Startups na Open Source Consultoria e consultor em gestão da inovação na Reis e Associados.

A mediação da live fica a cargo de Melissa Perón de Sousa, analista de Produtos e de Mercados, Consultora de Negócios, Engenheira Química e membro da CTTIC e da CTPG. 

Saiba mais sobre os participantes:

Luiz Mandarino

É Sócio Diretor de Inovação e Startups na Open Source Consultoria e consultor em gestão da inovação na Reis e Associados.
Atua como Head de Parcerias do Energy Hub SDP, iniciativa de inovação aberta no setor de energia (óleo e gás, energia elétrica e renováveis).
Engenheiro Químico pela UFRJ, MBA em Marketing e Mestrado em Administração pelo IBMEC/RJ, com mais de 25 anos de atuação na área B2B na área de óleo e gás, liderando áreas de desenvolvimento de produtos, marketing e inovação (Intraempreendedorismo e Open Innovation).
Atua como Board Member no MIT REAP Rio, iniciativa que irá fomentar o “Vale do Silício da Energia e Sustentabilidade” no Rio de Janeiro.
Head de Inovação na comunidade Jornada Colaborativa e Diretor de Relações Institucionais na ABMEN. Investidor anjo em startups de energia, biotechs, e impacto social. http://linkedin.com/in/luizmandarino

Melissa Perón e Sá C. de Sousa
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós graduação em Marketing e Finanças pela COPPEAD/UFRJ (2003) e pós graduação em Petróleo e Gás, pela COPPE/UFRJ. Possui experiência em informações técnicas, logísticas e de mercados sobre produtos químicos derivados de petróleo (solventes, asfaltos, enxofre, óleos de processo, óleos agrícolas, dentre outros) e sobre produtos para exploração e produção de petróleo e gás (acidificantes, biocidas, anti-oxidantes, dentre outros) adquiridos na Petróleo Brasileiro SA (mai/2008 a jan/2011) e na BR Distribuidora SA (nov/1998 a dez/2019). Na BR Distribuidora também atuou como consultora, com vivência no processo de pesquisa, lançamento e desenvolvimento de produtos químicos, além de expertise em palestras e cursos voltados para refino, produtos químicos e inovação.


Perdeu a Live “Live Inovação Aberta e Ecossistemas de Inovação”?
Assista a gravação no canal do CRQ3RJ no youtube: