24/3, Live “Análise Instrumental – seu ensino e sua importância”

Perdeu a Live “Análise Instrumental – seu ensino e sua importância”, transmitida no dia 24 de Março de 2021? Assista a gravação no canal do youtube do CRQ-III:

A Análise Instrumental é composta por métodos analíticos que usam equipamentos capazes de traduzir propriedades físico-químicas em sinais elétricos e digitais. A medição das propriedades físico-químicas das substâncias visa a caracterização de materiais e também a identificação e/ou a quantificação de analitos orgânicos, inorgânicos, bioquímicos e biológicos.Neste encontro entre a professora Doutora Sílvia Rocha, da Universidade de Aveiro, Portugal, e os professores Doutores Ademário Iris e Hiram Araújo, do IFRJ, serão debatidos a importância e o ensino das técnicas instrumentais, e como estas estão estreitamente vinculadas à evolução tecnológica, aos setores produtivos e ao bem estar da sociedade em geral.

Ademário Iris Da Silva Junior: Graduação, mestrado e doutorado, IQ-UFRJ. Técnico em Química, ETFQ-RJ (atual IFRJ). Experiência com análises instrumentais em geral. Ex-professor de Química Analítica, UERJ. Professor de Análise Instrumental, IFRJ. Revisor de periódicos internacionais em Cromatografia. Coordenação de Projeto Café e Projeto Torrefação de Café pelo CNPq. Coorientou 2 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado no tema. Pós-doutorado, Monash University, Austrália.

Hiram Da Costa Araújo Filho: Professor titular do IFRJ em Análise Instrumental, atuando em Química, Meio Ambiente, Biotecnologia, Alimentos e Farmácia. Graduação em Química, FAHUPE. Mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais, IPPN-UFRJ. Experiência com análises instrumentais em geral, sobretudo no desenvolvimento de métodos voltados para o ensino profissional.

Sílvia M. Rocha: Professora Associada com Agregação no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Portugal. Obteve a licenciatura em Ciência Farmacêuticas, na Universidade de Coimbra e o Doutoramento e Agregação em Bioquímica, na Universidade de Aveiro. A sua investigação é centrada na caracterização de produtos naturais e subprodutos agroalimentares, para a prospecção de compostos bioativos, e sua compreensão sob o ponto de vista analítico, tecnológico e sensorial. Além disso, os seus interesses são também dedicados ao uso de metodologias cromatográficas avançadas, como uma ferramenta de elevado potencial para a compreensão de sistemas biológicos complexos.Sílvia M. Rocha publicou mais de 138 artigos científicos, 2 livros, 17 capítulos de livros, 1 CD / livro interativo, mais de 350 apresentações em conferências científicas e tem 3 patentes. Recebeu 20 prêmios e distinções nacionais e internacionais e possui índice h de 36, com mais de 3865 citações. Ela também tem uma grande experiência na coordenação (9) e participação (26) em projetos de investigação e I&D. Ao longo da sua carreira tem lecionado aulas ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento e tem mantido uma grande atividade ao nível da orientação de Pós-Doutoramentos (12), Doutoramentos (18) e de Mestrado (45).

#live#análiseinstrumental#química#químicaindispensável