4/8 – Live “As novas Leis de Inovação Estadual e Municipal e seus Impactos no Estado do Rio de Janeiro”

A Câmara Técnica de Tecnologia, Inovação e Competitividade (CTTIC) do CRQ-III apresenta a Live “As novas Leis de Inovação Estadual e Municipal e seus Impactos no Estado do Rio de Janeiro”, dia 4 de agosto (quarta-feira), às 19h30. Participam do evento Carla Giordano e Tatiana Abranches, ambas da FIRJAN, e Maurício Guedes, da FAPERJ. A Moderação fica a cargo de Simone Alves, do IFRJ e membro da CTTIC do CRQ-III. O evento terá emissão de certificado de participação para os que preencherem o formulário a ser divulgado durante a live. Assista em: youtube.com/CRQ3RJ

Saiba mais sobre os participantes:
Palestrantes

Carla Giordano
Engenheira de Alimentos e Gerente de Gestão Tecnológica da Firjan SENAI. Mestre em Ciências pela Escola de Química da UFRJ, com ênfase no desenvolvimento de rotas tecnológicas. Executiva com ampla visão estratégica, experiência de gestão na área de tecnologia e inovação e no desenvolvimento e implantação de novos produtos e serviços.

Tatiana Machado Dunshee de Abranches
Gerência Jurídica Empresarial GJE – FIRJAN. Mestre em Direito das Empresas e Atividades Econômicas pela UERJ. Pós-graduada em Direito Ambiental pela PUC-RJ e em Direito Público pela EMERJ. Assessora jurídica dos Conselhos Empresariais de Competitividade, Meio Ambiente e Relações Internacionais da FIRJAN.

Maurício Guedes
Diretor de Tecnologia da FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro desde julho de 2018. Foi fundador e Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ até 2015. Fundou também a Incubadora de Empresas da Coppe. Atuou como Presidente da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation e da Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, entidade que congrega os Parques Tecnológicos, Incubadoras e Aceleradoras de Empresas no Brasil

Moderadora
Simone Alves
Professora Titular do IFRJ desde 2004, sendo também responsável desde 2018, pela Coordenação Geral de Prospecção, Parcerias e Empreendedorismo, na Agência de Inovação. Doutora em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Engenheira Química pela EQ/UFRJ com mestrado na mesma área pela COPPE/UFRJ, possuindo também especializações em P&D de Produtos Químicos (COPPE-PETROQUISA), Marketing Empresarial (UNESA) e Inovação em Turismo (EBAPE/FGV). Atuou ainda por 15 anos como executiva nas áreas comercial e de marketing em empresas privadas de grande porte nacionais e multinacionais, incluindo as indústrias químicas Nortec, Merck e Cia Nacional de Álcalis. Atua ainda voluntariamente como mentora e avaliadora de projetos em programas de empreendedorismo e inovação. Membro da CTTIC do CRQ-III.