9/8 – Live “Transição Energética e seus Impactos”

A Câmara Técnica de Petróleo e Gás (CTPG) do Conselho Regional de Química da Terceira Região (CRQ-III) apresenta a live “Transição Energética e seus Impactos” dia 9 de agosto (segunda-feira), às 19h.

O evento online terá como palestrante Fernanda Delgado de Jesus, Professora universitária, Doutora em Planejamento Energético e Mestre em Tecnologia da Informação. A mediação será realizada por Melissa Perón de Sousa, analista de Produtos e de Mercados, Consultora de Negócios, Engenheira Química e membro da CTPG e da CTTIC.

O evento terá emissão de certificado de participação para os que preencherem o formulário a ser divulgado durante a live. Assista em: youtube.com/CRQ3RJ

Saiba mais sobre as participantes
Fernanda Delgado
Professora e Assessora Estratégica na FGV Energia. Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, via convênio com a FGV. Doutora em Planejamento Energético, Mestre em Tecnologia da Informação e quatro livros publicados sobre Petropolítica. Experiência profissional em empresas relevantes, no Brasil e no exterior, como Petrobras, Deloitte, Vale SA, Vale Óleo e Gás, Universidade Gama Filho e Agência Marítima Dickinson. Na FGV Energia é responsável pela coordenação do MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás e pelas linhas de pesquisa em petróleo, gás, biocombustíveis e transição energética, destacando-se: Descomissionamento, Downstream, Reservatórios de baixa permeabilidade, Reservas de gás natural, Planejamento energético e Geopolítica dos recursos energéticos.

Melissa Perón e Sá C. de Sousa
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós graduação em Marketing e Finanças pela COPPEAD/UFRJ (2003) e pós graduação em Petróleo e Gás, pela COPPE/UFRJ. Possui experiência em informações técnicas, logísticas e de mercados sobre produtos químicos derivados de petróleo (solventes, asfaltos, enxofre, óleos de processo, óleos agrícolas, dentre outros) e sobre produtos para exploração e produção de petróleo e gás (acidificantes, biocidas, anti-oxidantes, dentre outros) adquiridos na Petróleo Brasileiro SA (mai/2008 a jan/2011) e na BR Distribuidora SA (nov/1998 a dez/2019). Na BR Distribuidora também atuou como consultora, com vivência no processo de pesquisa, lançamento e desenvolvimento de produtos químicos, além de expertise em palestras e cursos voltados para refino, produtos químicos e inovação.