Alerta do CRQ-III sobre vacinação

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) esclarece que o Conselho Federal de Química (CFQ), em nome do CRQ-III e dos demais 20 Conselhos Regionais, já solicitou formalmente ao Ministério da Saúde a inclusão dos profissionais da Química nos termos da Portaria nº 639, de 31 de março de 2020, ao lado de assistentes sociais, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Como o Ministério, no entanto, ainda não respondeu a solicitação, o CRQ-III informa que a vacinação com apresentação da identidade profissional de químico, por si só, não está autorizada oficialmente.

“Pode haver profissionais da Química já vacinados por estarem em alguma outra situação específica, como profissionais que trabalham comprovadamente na linha de frente ou dentro de outros grupos prioritários. Mas por enquanto, embora estejamos tentando, não há prerrogativa legal para que os químicos se vacinem.”, afirmou o presidente do CRQ-III, Rafael Almada.

O CRQ-III deixa explícito seu posicionamento pela vacina para todos os brasileiros, dentro das regras do Plano Nacional de Imunização.