Anuidade 2022 mantém valores desde 2020

O Conselho Federal de Química (CFQ) publicou a Resolução Normativa 297/2021, que estabelece os valores de anuidades para o ano de 2022. Este ano, novamente, devido à situação da pandemia, não houve aumento no valor das cobranças.

Os profissionais e empresas registrados no CRQ-III podem acessar o boleto da anuidade na plataforma e-CRQ a partir de 3 de janeiro de 2022. A plataforma mostra o valor integral da anuidade e o valor do desconto. Ao imprimir o boleto, este mostrará o valor com o desconto referente ao prazo.

Confira os descontos disponíveis, exclusivos para pagamentos em cota única:

Descontos para idosos (maiores de 65 anos) 
Até 31 de janeiro: desconto de 40% (quarenta por cento);
Até 28 de fevereiro: desconto de 30% (trinta por cento);
Até 31 de março: desconto de 20% (vinte por cento);

Clique aqui para baixar seu boleto no e-CRQ


Descontos para Pessoas Físicas
Até 31 de janeiro: desconto de 20% (vinte por cento);
Até 28 de fevereiro: desconto de 10% (dez por cento);
Até 31 de março: sem desconto.
Clique aqui para baixar seu boleto no e-CRQ


Descontos para Pessoas Jurídicas
Até 31 de janeiro: desconto de 5% (cinco por cento);
Até 28 de fevereiro: desconto de 3% (três por cento);
Até 31 de março: sem desconto.

2º As pessoas jurídicas que solicitarem o registro voluntariamente no decorrer do ano em exercício será devida, apenas, a parcela proporcional ao período não vencido com redução de 10% (dez por cento) do valor, se pago em parcela única, não cumulativo com os demais descontos.
Clique aqui para baixar seu boleto no e-CRQ


Descontos exclusivos para microempresas
Até 31 de janeiro: desconto de 20% (vinte por cento);
Até 28 de fevereiro: desconto de 10% (dez por cento);
Até 31 de março: sem desconto.
Clique aqui para baixar seu boleto no e-CRQ


Redução na anuidade para primeiro registro  
Aos profissionais que solicitarem o registro voluntariamente no decorrer do ano em exercício, será concedida redução de 50% (cinquenta por cento) na primeira anuidade e proporcionalidade referente ao período não vencido. Condições:

I – Se no ano de conclusão do curso informado no diploma, a redução de 50% (cinquenta por cento) do valor devido será concedida se a anuidade proporcional for paga em parcela única. (Neste caso o profissional deve ter como ano de formação 2022)
II – Se o ano de conclusão do curso for em exercícios anteriores, terá direito a redução o profissional, apresentando a documentação prescrita no art. 1º da RN nº 178/02, que não atuou nesse período em nenhum ramo da Química, quer na qualidade de empregado ou autônomo ( Neste caso o profissional deverá encaminhar os documentos de comprovação de que nunca trabalhou na área de química desde o ano de formação)


Redução na anuidade para professores
Aos professores que comprovarem exercer suas atividades apenas no magistério será concedida redução de 50% (cinquenta por cento) no valor da anuidade, desde que comprovem a condição no requerimento. Clique para saber como solicitar desconto de professor na anuidade 2022.


Isenções
Os profissionais registrados que estejam desempregados e sem qualquer fonte de renda ficam isentos do pagamento da respectiva anuidade, sem perda de seus direitos profissionais e sociais em relação ao CRQ de sua jurisdição, desde que comprovem a condiçãono requerimento de isenção, que deverá ocorrer de 01 de janeiro a 31 de março de 2022. Clique para saber como solicitar isenção da anuidade 2022.


Como acessar o seu boleto de anuidade?

Os boletos não são enviados via postal, nem por e-mail.
Acesse seu boleto de anuidade a partir de 3° de janeiro de 2022 no portal e-CRQ, criado pelo Conselho para oferecer vários serviços de autoatendimento, de forma fácil e rápida: e-CRQ – Conselho Regional de Química – Terceira Região.

O profissional da Química registrado pode, com um simples clique, verificar sua situação cadastral, consultar seus débitos em aberto e os pagamentos efetuados, e emitir boletos para pagamento de anuidade ou de taxas de serviços, por exemplo.

Caso tenha esquecido sua senha de acesso ao e-CRQ, basta digitar seu cpf e clicar em “esqueci minha senha”. Você receberá um e-mail com uma nova senha. Se o problema persistir, entre em contato com a Ouvidoria do CRQ-III: https://crq3.org.br/ouvidoria/


Parcelamento de anuidade

Os descontos acima listados são exclusivos para pagamento em cota única. Caso opte por parcelar o pagamento da anuidade, o profissional poderá fazê-lo em até 5 vezes, mediante contato com o CRQ-III no e-mail: cobranca@crq3.org.br


Atualize seus dados

Para saber de todas as novidades, é importante manter o cadastro sempre atualizado. Caso mude seu endereço, telefone ou e-mail, o Conselho deve ser informado. Então, comente com seus colegas, repasse esta informação para não deixar ninguém de fora.

Caso deseje atualizar seu cadastro, acesse https://crq3.org.br/atualizacao-cadastral-pf/

Acesse aqui a íntegra da Resolução Normativa nº  297/2021 do CFQ.


Dúvidas?

Consulte a nossa carta de serviços, com detalhes sobre todos os serviços, procedimentos e documentações.

Para outras dúvidas, reclamações, elogios, solicitações, clique aqui para entrar em contato com a Ouvidoria do CRQ-III.