CFQ cobre webinar do CTMA do CRQ-III

#CFQNotícia | O Brasil se comprometeu, no Acordo de Paris, a reduzir em 43% emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Saberemos se a meta foi cumprida por meio de inventários de emissão de GEE, ferramenta fundamental para empresas com responsabilidade socioambiental, preocupadas em entrar na agenda climática mundial controlando suas emissões de CO2.

Para o especialista em Química ambiental Rafael Caldeira, que participou do webinar “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, promovido pela Câmara Técnica do CRQ III (RJ), o profissional da Química é o mais adequado para realizar os cálculos usados na metodologia dos inventários porque a estimativa para fatores de emissão de GEE é feita por meio de cálculos estequiométricos.

Os inventários seguem uma metodologia padrão internacional. “O que varia de país para país é a matriz energética. A grande emissão do Brasil é no solo, e na agropecuária, chega a 70% das emissões, porque nossa característica econômica é na base do extrativismo, a criação de bases, mineração e produtos agrícolas. Você vê a característica econômica do país pelo perfil de suas fontes de emissão de CO2”, explicou.

Para saber mais, acesse a notícia completa: https://lnkd.in/d6XSJ2S

#QuímicaIndispensável

Assista em nossos canal no youtube a gravação do webinar: