CFQ noticia live sobre termodinâmica do CRQ-III

#CFQNotícia | O ensino da Termodinâmica foi o tema de uma live promovida pelo CRQ III (RJ) com a participação dos docentes Alexandre Vargas Grillo e Murilo Cabral, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Termodinâmica, segundo os professores, tem relação com a temperatura associada à energia, ou seja, ao grau de agitação das moléculas.

Para Cabral, do ponto de vista do ensino, há assuntos que aterrorizam um pouco os alunos, como o cálculo, por exemplo. Mas ele costuma mostrar que não se trata de um obstáculo intransponível. Ele chamou a atenção para o uso de exemplos que facilitam a compreensão do aluno, trazendo a Química para situações corriqueiras do dia a dia.

O professor Alexandre Vargas Grillo, por sua vez, contou um pouco da história da Química e da Termodinâmica. Em sua fala, ressaltou que este campo da Ciência está em várias áreas hoje, entre elas a nanotecnologia. “Vemos a evolução pela qual um celular passou nos últimos anos e podemos dizer que isso tem muito de termodinâmica envolvida”.

Mediador da live, o presidente do CRQ III (RJ), Rafael Almada, complementou afirmando que a era da informação não é, necessariamente, a era do conhecimento. Para ele, este excesso de informação, sem bases concretas, merece atenção dos docentes e alunos. “É necessário buscar formas de transformar este excesso de informação em conhecimento, sob pena de não haver um ganho real do aluno”.

Leia mais: http://bit.ly/livetermodinamica