CFQ noticia Programa de Registro Provisório para recém-formados

O CFQ publicou em seu site em 24 de fevereiro de 2022 a matéria “Sistema CFQ/CRQs lança Programa de Registro Provisório para profissionais da Química Recém-formados”. Leia abaixo.

Nesta terça-feira (22), o Conselho Regional de Química da 3ª região (CRQ III) fez as honras de lançar o Programa de Registro Provisório para Recém-formados, criado pelo CFQ com o objetivo de auxiliar os novos profissionais da Química no ingresso no mercado de trabalho.

Na cerimônia, via plataforma on-line, o presidente do CRQ III, Rafael Almada, apresentou o Programa que, segundo ele, “impactará diretamente e positivamente os estudantes de Química, as instituições de ensino e o Sistema CFQ/CRQs”.

Em 18 de junho de 2021, no Dia do Profissional da Química, foi publicada a Resolução Normativa Nº 296, que criou o Programa de Registro Provisório aos Recém-Formados de cursos na área da Química.

“O aluno se forma já com todo o apoio do CRQ e um registro provisório que permite legalmente o exercício de sua profissão. É um estímulo extremamente importante”, afirmou o coordenador do curso de Química Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Eduardo Cortes, que participou da cerimônia de lançamento.

Carlos Eduardo contou, ainda, que neste ano, os alunos formandos o procuraram para fazer parte do Programa, o que estimulou tanto a instituição como o próprio CRQ daquela região a colocar o Programa em prática. “Fomos a primeira universidade a fazer isso acontecer e parabenizo ao CRQ e ao CFQ pela importante iniciativa”, afirmou.

Segundo Rafael Almada, haverá, ainda, todo um trabalho junto às instituições e aos estudantes, com palestras e ações de integração, para que o Programa seja bem aproveitado. “O lançamento é o início de um grande trabalho que vamos articular com todas as instituições. Será um grande e prazeroso trabalho que estamos apenas começando”, concluiu o presidente do CRQ-III.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, também participou do lançamento e reforçou que o Sistema CFQ/CRQs segue comprometido com a ideia de elevar a visibilidade do profissional da Química e da própria Química a nível nacional. “O Programa reforça a política de integração do CFQ e visa à aproximação do Sistema com as instituições de ensino e os novos profissionais da Química”.

O Programa considera profissional da Química recém-formado apto a receber o registro provisório aquele cuja a certificação de conclusão do curso técnico ou superior na área de Química tenha sido expedido em até 30 dias após a colação de grau. Além de receber o registro, aqueles que aderirem ao Programa estarão isentos das taxas de inscrição e expedição da carteira e também receberão um desconto de 70% (setenta por cento) no valor da primeira anuidade.