CRQ-III adere à campanha Rio Pela Vida

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), como membro do FORUM/RJ, junta-se as demais instituições na campanha Rio Pela Vida, com o objetivo de mobilizar a sociedade pela preservação da vida em meio ao cenário ainda persistente da pandemia de Covid-19.

A ação “Rio pela Vida” une instituições, lideranças culturais, religiosas, políticas, comunitárias, sindicais, empresariais e representações científicas e de profissionais de saúde para o enfrentamento ao coronavírus.

Entre as propostas prioritárias do movimento estão a adoção de medidas mais rígidas sobre a circulação de pessoas, garantindo o funcionamento dos serviços essenciais, a fiscalização rigorosa das ações restritivas e a proibição das aglomerações de pessoas; a ampliação da realização de testagem e rastreamento de casos e a mobilização de uma campanha de distribuição e uso adequado de máscaras, bem como da manutenção das demais medidas de proteção, como o distanciamento social.

A respeito das doações de materiais, o objetivo vem se concretizando com ações conjuntas, desde o mês de junho, como por exemplo a doação de máscaras nas estações do Metrô Rio, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que recebeu a doação da empresa Merck. https://bit.ly/3ifuufB

Dessa forma, todas as ações que cada instituição ou indivíduo puder promover para divulgar a necessidade de manter ativas as medidas de proteção que já nos acostumamos será importante. Cabe ressaltar que, embora algumas atividades já estejam sendo retomadas, as medidas de proteção continuam sendo extremamente necessárias para evitar o contágio.

“É muito importante frisar a necessidade de mantermos todos os cuidados de prevenção. A pandemia ainda não acabou, existem novas variantes do vírus e ainda temos um percentual de imunizados relativamente baixo. Então não é hora de nos descuidarmos. Com todos os cuidados é que poderemos voltar aos poucos a nossas atividades, em segurança.”, afirmou o presidente do CRQ-III, Rafael Almada.

O CRQ-III, como parte do Sistema CFQ/CRQs, tem participado ativamente, desde o início da pandemia de ações importantes no combate à Covid-19, como lives orientativas sobre o tema, a produção de cartilhas com informações relevantes e a campanha Química Solidária. Nessa ação, Conselho Federal de Química conseguiu junto à Anvisa a autorização para que instituições de ensino de todo o Brasil produzissem álcool 70% e distribuíssem para centenas de unidades de saúde, instituições públicas e a comunidades do país.

Só no estado do Rio de Janeiro, IFRJ, Cefet, UERJ, UFRJ e UFRRJ, em apenas três meses, atenderam mais de 100 entidades com quase 150 mil litros de álcool. E a produção continua a todo vapor.

O presidente Rafael Almada ainda faz outra menção importante:

“O papel das instituições existe, mas não podemos nos esquecer de nosso papel como cidadãos, ao manter todos os cuidados, incentivar todos que pudermos a se vacinarem e compartilhar a ideia desta campanha.”, finalizou.

Para juntar-se ao Rio Pela Vida, acesse http://www.riopelavida.com.br/ e saiba mais.