CRQ-III adere ao Programa Nacional de Combate à Corrupção

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) passa a exibir, em seus endereços eletrônicos, a Marca de Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. O Sistema e-Prevenção é um sistema de autosserviço em auditoria que permitirá avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção e ter acesso a sugestões para a implementação de melhores condutas.

A plataforma é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e oferece a cerca de 18 mil organizações públicas a oportunidade de se autoavaliarem quanto às suscetibilidades à fraude e à corrupção.

A organização que aderir ao PNPC também será um promotor da integridade e da ética, se colocando como exemplo de boa vontade em contribuir para um setor público visto pela sociedade como honesto.

“Essa é uma conquista e um dever de todos nós. Como gestores públicos, temos que primar, além de nossa missão como Autarquia, pelas condutas que expressem a ética e a responsabilidade em todos os nossos processos diários.”, afirmou o presidente do CRQ-III, Rafael Almada.

Avaliação de suscetibilidade

São 5 mecanismos de combate a fraude e corrupção: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento. Cada mecanismo está associado a um conjunto de práticas, normativos, documentos e atividades no seu nível mais operacional, que contribuem para que o gestor tenha mais segurança em suas decisões.

A Rede de Controle é um centro decisório interorganizacional, que visa aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. A Rede tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.