CRQ-III deu início ao processo eleitoral de 2022

O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) deu início, na quinta-feira, 17, ao processo eleitoral de 2022, que visa à renovação anual de um terço de seus conselheiros, com a instalação e a primeira reunião da Comissão Eleitoral das Eleições de 2022.

A Comissão é composta por dois representantes do Plenário do Conselho, a conselheira Aline Mesquita e o conselheiro André Silveira, como presidente da mesma, e conta também com a participação de representantes de instituições de ensino, associações de classe e sindicatos, que compõem o Plenário do CRQ-III.

O presidente da Comissão explicou a todos os componentes todos os ritos do processo eleitoral e apresentou o cronograma, dando as boas vindas aos que participam pela primeira vez.

“É interessante ressaltar que o processo eleitoral do CRQ-III tem tido boa participação das instituições e associações, e essa presença é muito salutar para que os profissionais de diversas áreas se sintam representados no Conselho.” afirmou Silveira.

Este ano, com novos participantes, a Comissão tem representantes do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA); Universidade Veiga de Almeida (UVA); Universidade de Vassouras; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Associação Brasileira de Química do Rio de Janeiro (ABQ-RJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destaca a importância da participação dos representantes no processo eleitoral e nos trabalhos do Conselho.

“A participação de profissionais da Química na consulta eleitoral representa o caráter democrático que queremos trazer aos processos do CRQ-III e ver que a cada eleição temos mais e diferentes representantes mostra que esses profissionais enxergam hoje esse Conselho como a sua casa.”, afirmou Almada.

O processo eleitoral teve início em 02 de fevereiro, com o convite para as instituições e Associações de Classe e Sindicatos para a Comissão Eleitoral e passa por várias etapas, como a consulta eleitoral, em que os profissionais da Química votam nos representantes de chapa, e termina com a posse dos novos conselheiros, que acontecerá, este ano, em 27 de julho.

Foto de reunião online da comissão das eleições 2022 do CRQ-III