CRQ-III e SINTEC trocam experiências e alinham perspectivas

O presidente do Conselho Regional Química – Terceira Região (CRQ-III), Rafael Almada, se reuniu, na manhã de 16 de agosto, com o ex-presidente e atual membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Profissionais Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (SINTEC-RJ), Antonio Jorge Gomes.

Almada apresentou ao diretor o panorama das atividades do Conselho Regional de Química no Rio de Janeiro e suas ações voltadas para fiscalizar a atuação dos profissionais e empresas da área da Química no estado do Rio de Janeiro. Além disso, dialogaram sobre a importância do profissional técnico da área da Química no Conselho Regional de Química, bem como a atuação do Sindicato em favor dessa categoria.

“O Sistema CFQ/CRQ tem marcada em seu regimento a importância dos Técnicos, uma vez que a composição do Plenário garante a participação de Conselheiro Efetivo e Suplente, representando a categoria. E é extremamente importante esse relacionamento do CRQ-III com os demais Conselhos e Sindicatos, a fim de atuarmos todos em prol dos profissionais e da sociedade.”, afirmou Almada.

O presidente Almada também abordou a situação dos demais técnicos industriais de nível médio, categoria anteriormente vinculada ao Sistema Confea/Crea, e que fazem parte do Conselho Regional dos Técnicos industriais (CRT). Esses profissionais, com a publicação da Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, passaram a ser regidos pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e seus Conselhos regionais.

Entende-se como Técnicos Industriais de nível médio os profissionais do grupo das Engenharias – Mecânica e Metalurgia, Elétrica, Civil, Agrimensura, Geologia e Minas. É importante entender que os Técnicos em Segurança do Trabalho pertencem ao grupo especial e continuam a fazer parte do Sistema Confea/Crea.