CRQ-III estuda parceria com Ubatec para oferta de capacitações a Técnicos em Química

O presidente do Conselho Regional Química – Terceira Região (CRQ-III), Rafael Almada, se reuniu, em 16 de agosto, com o presidente da União Brasileira das Associações dos Técnicos (UBATEC), Augusto Carlos Vaz de Oliveira.

O encontro teve como pauta a possibilidade de parceria entre as instituições para a oferta de cursos de capacitação na área de formação técnica, seguindo as políticas de aperfeiçoamento profissional preconizadas pela UBATEC, fundada em 2020 e com atuação em todo o território brasileiro, e a busca constante do CRQ-III pela melhoria de capacitação de seus profissionais registrados.

“Vamos construir, juntos, uma boa parceria, uma vez que a UBATEC representa as Associações de Técnicos Brasileiros e o Sistema CFQ/CRQs reconhece a importância dos Técnicos para o próprio Sistema e para o país.”. disse Almada.

A fala do presidente se reflete na composição do Sistema CFQ/CRQs, que tem em seu Plenário a categoria representada por conselheiro efetivo e suplente, além de serem os Técnicos a categoria de maior número de profissionais registrados em todo o país.

Com a publicação da Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018, os Técnicos Químicos Industriais passaram a ser regidos pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e seus Conselhos regionais (CRTs). No entanto, seguindo a Lei 2.800/1956 e o Decreto-Lei 5.452/1943, as 24 modalidades técnicas da área da Química continuaram regidas pelo Sistema CFQ/CRQ.