CRQ-III lança Programa de Registro Provisório para recém-formados

O Conselho Regional de Química – terceira Região realizou, na tarde de terça-feira, 22, o lançamento do Programa de Registro Provisório aos recém-formados da área da Química.

A cerimônia online foi transmitida online pelo canal do YouTube do CRQ-III, tendo em vista a manutenção das medidas de segurança em relação á Covid-19, e contou com a participação do presidente Rafael Almada, representantes de instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro e do presidente do Conselho federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho.

O presidente Rafael apresentou aos participantes as diretrizes do Programa, normatizado pelo CFQ em âmbito nacional, por meio da Resolução Normativa nº 296/2021, e a Resolução Ordinária nº 30.721 do CFQ. A implementação regional, que depende de cada CRQ, foi feita no âmbito do CRQ-III por meio da Resolução do CRQ-III N. 14, de 1º de fevereiro de 2022.

“O CFQ tem inovado nas relações do Sistema CFQ/CRQs com todas as instituições que representam os profissionais da Química, em especial atenção aos profissionais, e o CRQ-III quer estar sempre de portas abertas para professores e estudantes, a fim de valorizar e fortalecer essa profissão tão importante para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.”, afirmou Almada.

O professor e conselheiro Carlos Côrtes, que também é Coordenador dos Cursos de Química e de Química Industrial Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF), narrou a ter sido surpreendido pelos próprios alunos, assim que as resoluções do CFQ foram publicadas.

“A situação reversa me surpreendeu e me alegrou muito, ao ver os estudantes acompanhando as normas do Sistema CFQ/CRQs mesmo antes de se formarem. A partir da iniciativa deles, o CRQ-III foi extremamente ágil na normatização regional do Programa e conseguimos registrar esses profissionais recém-formados, garantindo a eles as vantagens oferecidas pelas normas do CFQ. Tenho orgulho pelo Sistema CFQ/CRQs e pela UFF ser a primeira universidade a aderir ao programa.”, disse Côrtes.

O presidente do CFQ, professor José de Ribamar, se disse feliz e emocionado ao ouvir o relato do coordenador, por prezar a integração nacional do Sistema e aproximação com as instituições de ensino.

“Esse programa aproxima todos nessa cadeia e esse profissional já inicia sua vida profissional se valendo do direito, garantido por lei, de exercer essa profissão. Nós, do Sistema CFQ/CRQs, estamos unidos no objetivo de elevar cada vez mais a visibilidade da Química e do profissional da Química, mostrando que a ciência é estratégica no desenvolvimento de uma nação.”, afirmou o professor.

Lembrando que o sistema representa os 21 conselhos regionais, o presidente apresentou ainda outros projetos do CFQ para a valorização e criação de oportunidades para os profissionais da Química, como a qualificação de profissionais pela parceria com o Sebrae e o Prêmio Talentos CFQ, que ainda está com inscrições abertas.

O Programa de Registro Provisório aos Recém-formados da área da Química oferece a licença provisória aos estudantes do último semestre do curso de formação de cursos cadastrados no CRQ-III e oferece benefícios como 70% de desconto na primeira anuidade e isenção das taxas de inscrição e emissão de carteira.

Para saber mais como funciona o programa e como a instituição de ensino pode aderir, acesse a Resolução do CRQ-III N. 14, de 1º de fevereiro de 2022.

Perdeu a cerimônia? Você pode ver completa no nosso YouTube.