CRQ-III realiza testagem de funcionários em parceria com Fiocruz

O Conselho Regional de Química Terceira Região (CRQ-III) estabeleceu uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o objetivo de realizar em todos os funcionários e conselheiros o teste de COVID-19.

O objetivo da parceria é apoiar o plano de contingência instituído pelo Conselho, verificando o cumprimento do calendário vacinal e orientar os profissionais com relação aos agravos preveníveis por vacinação.

Os benefícios da participação de funcionários e conselheiros são o conhecimento da presença ou não de anticorpos anti-SARS-CoV2, considerando, além das medidas não farmacológicas (uso de máscaras, distanciamento de 2 metros, higienização frequente das mãos), a testagem sorológica para o controle da transmissão da COVID-19, e a orientação quanto à necessidade de atualização da caderneta de vacinação.

A pesquisadora responsável pelo estudo, a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Elba Regina Sampaio Lemos, destaca a importância da vigilância, entre todas as outras medidas necessárias.

“Diante da pandemia de uma doença com menos de dois anos, a vigilância é extremamente importante para a retomada das atividades laborais. Para isso, precisamos de indicadores. Mas igualmente importante são as outras medidas, como o isolamento, o uso de máscaras, lavagem das mãos, pois tudo isso vai nos ajudar a diminuir a transmissão e ajudar na vigilância.”. destaca a pesquisadora.

Caso alguma pessoa teste positivo nesta iniciativa, ficará isolada até que novo teste seja negativo, contando com o acompanhamento da Fiocruz.

“Ao participarmos dessa ação, estamos cumprindo um papel importante junto à ciência e principalmente praticando o cuidado com toda a equipe do CRQ-III, com a maior segurança possível, dando continuidade ao planejamento para a retomada segura e responsável.”. afirmou o presidente do Conselho, Rafael Almada.

Já participam do estudo 423 Profissionais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e 495 Profissionais do Instituto Benjamin Constant. Agora passam a fazer parte os 54 funcionários e conselheiros do CRQ-III e 500 servidores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).