Eleições do CRQ-III têm recorde de participação

O processo eleitoral do Conselho Regional de Química – Terceira Região, que acontece anualmente para renovação de um terço dos conselheiros titulares e suplentes, terminou no dia 12 de abril, com participação recorde de profissionais da Química.

O total de participantes na consulta online, que aconteceu dos dias 09 a 12 de abril, foi de 543 profissionais, um número jamais alcançado no processo eleitoral. A Chapa Henri Becquerel recebeu 410 votos e houve 73 votos nulos e 60 em branco.

“Temos muito a comemorar com esse resultado. A participação dos profissionais cresceu substancialmente e isso mostra que eles estão mais próximos do Conselho, entendendo que sua participação é fundamental para traçarmos os melhores caminhos para a Química no Rio de Janeiro.”, afirmou o presidente Rafael Almada.

O presidente ainda destaca outros pontos importantes nesta consulta. Por exemplo, entre os critérios para a participação dos profissionais está a situação regular junto ao CRQ. E com a divulgação nos canais do Conselho, alguns profissionais buscaram se regularizar, a fim de participarem do processo.

O processo eleitoral teve início em fevereiro, com a preparação para instalação da Comissão Eleitoral, que conta com membros representantes de associações de classe e instituições de ensino. A Comissão, então, aprovou o regimento e edital e seguiu o cronograma.

O presidente da Comissão Eleitoral, conselheiro André Silveira, ressaltou também a dinâmica do processo eleitoral.

“Em todo o processo, a participação efetiva das instituições mostra o caráter democrático deste pleito. E a divulgação de todas as etapas ocorreu de forma dinâmica e moderna, utilizando todas as plataformas digitais do CRQ-III, dando a devida transparência ao processo. ”, destacou Silveira.

Os próximos passos são a realização das Assembleias de Delegados Eleitores e, em seguida, a posse dos novos conselheiros, que acontecerá em 27 de julho de 2022.

Mais informações sobre as eleições 2022 do CRQ-III no Portal da Transparência.