Ouvidoria do CRQ-III é lançada com live

Nesta quarta-feira, dia 17 de novembro de 2021, o Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) lançou sua Ouvidoria com apresentação de Live. Pela primeira vez, o CRQ-III abre um espaço institucionalizado para ampliar a comunicação e incentivar a participação dos profissionais e empresas da área da Química do Rio de Janeiro nos atos da gestão. Para entrar em contato com a Ouvidoria, acesse: https://crq3.org.br/ouvidoria/

Com a Ouvidoria, o CRQ-III passa a oferecendo à sociedade uma plataforma de informações dinâmica, segura e que atende à legislação da transparência pública. Todas as manifestações recebidas serão analisadas em prazos definidos e com soluções adequadas, além de servirem de subsídio para aprimorar os serviços e ações do conselho.

“Faço parte do Conselho desde 1997, e tivemos diversos canais de atendimento ao longo dos anos, mas sempre planejamos implementar uma ferramenta para que os profissionais e empresas pudessem contribuir para melhorias no Sistema CFQ/CRQs. É um dia histórico para o CRQ-III e fico muito feliz de estar aqui nesse momento”, avalia Harley Martins, Presidente do CRQ-III em exercício.

Harley Martins apresentou a Live “A importância da participação e controle social no Sistema CFQ/CRQs”, transmitida no canal no Youtube do CRQ-III.

A palestrante convidada para o evento foi Aline Kath, Ouvidora-Geral Substituta do CFQ, que abordou a relevância da participação dos profissionais e empresas nos atos da gestão do Sistema Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química.

Em seguida, o ouvidor do CRQ-III, Caio Romero, deu orientações sobre como entrar em contato com esse novo canal de atendimento. Clique aqui para assistir à gravação do evento no Youtube.

O atendimento da Ouvidoria do CRQ-III está disponível na plataforma FalaBr, desenvolvida pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e utilizada por diversos órgãos e entidades do poder público para receber e tratar manifestações.

Um tutorial está disponível explicando o procedimento para enviar solicitações, elogios, reclamações, sugestões e denúncias para o CRQ-III no Falabr: você pode acessar o tutorial clicando aqui.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de manifestações que podem ser enviadas para a Ouvidoria do CRQ-III:

I – Reclamação – demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço;

II – Denúncia – ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação da ouvidoria, na qualidade de órgão apuratório;

III – Elogio – demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido;

IV – Sugestão – apresentação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados pelo CRQ-III;

V – Solicitações e Consultas – solicitação de esclarecimento sobre deliberações e atos administrativos exarados pelo CRQ-III e pedidos para adoção de providências sobre fato que se assemelha à verdade, que requer a atuação do CRQ-III;

VI – Simplificação de Serviço Público – apresentar solicitação de simplificação de determinado serviço público, de modo a torná-lo mais célere e/ou menos burocrático.

VII – Acesso à Informação – para solicitação de informações públicas que não estejam no site ou no Portal da Transparência, o pedido de acesso à informação poderá ser feito por meio do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação (e-SIC).

Além do lançamento da Ouvidoria, o CRQ-III vem implementando ao longo de 2021 diversas ações para aumentar sua transparência e atender plenamente a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

Em setembro de 2021, o CRQ-III recebeu o selo do e-Prevenção, que simboliza a participação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, um sistema de autosserviço em auditoria que permitirá avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção e ter acesso a sugestões para a implementação de melhores condutas.

Em outubro de 2021, foi lançado o novo portal da transparência do CRQ-III, com ferramentas de busca mais completas, a disposição das prestações de contas mais clara e as informações em formato mais fácil e acessível.

A Ouvidoria do CRQ-III é lançada como mais uma ação para facilitar o acesso à informação, possibilitar melhorias, e aumentar a transparência e o diálogo com os profissionais da Química, empresas e cidadãos em geral.