Em meio às atividades realizadas em todo o país pelos Conselhos Regionais com o apoio do Conselho Federal de Química, a edição do Momento Q no Rio de Janeiro aconteceu na noite de quarta-feira, 26, no palco do Teatro Carlos Gomes, no centro da cidade, e trouxe de São Paulo a Engenheira Química e consultora nos setores de Químicos & Materiais e Cuidados Pessoais Juliana Bondança Pereira, como parte das atividades oferecidas pelo CFQ.
Com o tema “Como a tendência aos naturais tem impactado o mercado brasileiro de ingredientes”, a palestrante fez uma análise de mercado tanto em aspectos relacionados à matéria-prima quanto ao produto acabado. O foco ficou nas principais tendências, desenvolvimentos e oportunidades deste mercado e nos impactos das mudanças no consumo em cada categoria de ingredientes, com abordagem em reformulações, substituições de ingredientes e previsões de crescimento para os próximos anos.
O evento teve representatividade acadêmica e profissional, com as presenças na abertura do professor Sérgio de Paula Machado, que representou o Instituto de Química da Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ); o professor e conselheiro do CRQ-III Antonio Carlos Moreira da Rocha, representando o Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); de Beatriz Luz, engenheira química e fundadora da Exchange for Change Brasil, a primeira plataforma de consultoria especializada em economia circular no país, e de Caio Meira, que representou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O professor Sérgio Machado afirmou sua esperança em novos tempos com o envolvimento do Conselho Federal de Química nas atividades dos regionais.
“A oxigenação do Sistema CFQ/CRQs era algo que não havia visto, em mais de 30 anos de profissão. Apesar do grave momento que atravessamos, ver o Sistema renovado e participativo aumenta as esperanças de que o profissional da Química tenha o reconhecimento que merece pela sociedade”, disse.
E reconhecimento também fez parte da programação: após a palestra e as perguntas seguintes, o CRQ-III fez a entrega dos certificados de serviço relevante prestado ao país, concedido pelo CFQ aos ex-conselheiros.
Em seguida, o CRQ-III abriu espaço ao Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro (SQEQ/RJ) para, juntos, prestarem homenagens a profissionais da Química e de outras profissões pelas contribuições à área da Química.
O presidente do CRQ-III, Rafael Almada, destacou a importância de lembrar da história da Química para construir novos caminhos.
“O CRQ-III tem se esforçado para inovar, com o objetivo de atender cada vez melhor aos profissionais e empresas da Química no estado do Rio de Janeiro, temos nos aproximado das universidades para reforçar junto aos estudantes a importância do Sistema CFQ/CRQs para a sociedade. A Química está em tudo o que usamos e consumimos e estes profissionais têm que ser reconhecidos. E contamos agora com um CFQ participativo, que trabalha junto com os regionais para consolidar este protagonismo. Mas não podemos esquecer de quem fez todo o caminho para que hoje estejamos aqui, e homenagear os pioneiros é a melhor forma de honrar seu trabalho.”, afirmou Almada.
E o próprio presidente foi um dos homenageados da noite. Rafael Almada recebeu, das mãos do presidente do SQEQ/RJ, Luiz Rodolfo de Aragão Ortiz, a Retorta de Ouro como ‘Químico do Ano’.
Fotos: Thelma Vidales
- Palestrante Juliana Bondança Pereira
- Ex-conselheiros receberam certificado de serviço relevante
- Presidente Rafael Almada agradeceu aos funcionários
- Ex-conselheiros receberam certificado de serviço relevante prestado ao país
- Caio Meira representou a FAPERJ
- Presidente e vice-presidente entregaram certificados
- Palestrante Juliana Bondança Pereira
- Palestra sobre a tendência dos ingredientes naturais e seu impacto
- Presidente Rafael Almada abriu o evento
- Rafael Almada e Beatriz Luz
- Professor Sérgio de Paula Machado, na abertura do Fórum
- Presidente Rafael Almada recebeu a Retorta de Ouro, como Químico do Ano
- Homenagem a Nelson Calafate, um dos articuladores da Lei 2.800
- Vice-presidente David Tabak foi homenageado pelo SQEQ-RJ (Foto: Thelma Vidales)
- Personalidades homenageadas pelo SQEQ-RJ (Foto: Thelma Vidales)
- Personalidades homenageadas pelo SQEQ-RJ (Foto: Thelma Vidales)
- Homenagem à Sra. Betina Calafate, uma das articuladoras da Lei 2.800
- Funcionários do CRQ-III
- Homenageados pelo CRQ-III
- Presidente e vice-presidente fizeram homenagem à professora Eloisa Mano
- Ex-conselheiros receberam certificados
- Funcionários do CRQ-III na plateia
- Ex-conselheiros receberam certificados
- Ex-conselheiros receberam certificados
- Ex-conselheiros receberam certificados
- Juliana Bondança Pereira durante palestra
- Diretores e conselheiros do CRQ-III
- Fórum Regional da Química aconteceu no Teatro Carlos Gomes
- Beatriz Luz na abertura do evento
- Conselheiros do CRQ-III presentes
- Diretores e conselheiros do CRQ-III