O Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) recebeu, nesta terça-feira, 23 de outubro, representantes do Conselho Federal de Química (CFQ), para cumprir mais uma etapa do Planejamento Estratégico do Sistema CFQ/CRQs 2018-2028. Renato Melo, gerente geral do CFQ, e Leonardo Nunes, chefe da Controladoria do CFQ, se reuniram com o presidente do CRQ-III, Rafael Almada, conselheiros e assessores, na sede do CRQ-III, no Rio de Janeiro.
O Plano Estratégico do Sistema CFQ/CRQs 2018-2028 foi aprovado pelo Plenário do CFQ, por unanimidade, em 21 de setembro, e estabelece diretrizes para atuação do Conselho, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados aos profissionais da Química e à sociedade.
O planejamento estratégico também estabelece a Missão, a Visão e os Valores que devem nortear o Sistema CFQ neste período. São eles:
Missão: promover a atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
Visão: ser reconhecido como referência no desenvolvimento da Química no Brasil.
Valores: Ética, Integridade, Transparência, Unicidade, Foco na Sociedade, Inovação, Excelência em Gestão, Autorresponsabilidade.
O gerente geral do CFQ pontuou a importância de sua participação na Plenária do CRQ-III.
“É sempre muito bom e muito produtivo escutar os anseios, desafios e dificuldades dos regionais, pois isso nos ajuda a criar um plano nacional estruturado. Temos o CRQ-III como parceiro fundamental nas ações de governança que estão por vir.”, disse Renato Melo.
Para o presidente do CRQ-III, o momento é o mais propício para todas as inovações e correções de rumo do sistema.
“É extremamente simbólica a vinda do CFQ a um regional, que é quem faz o diálogo com profissionais e empresas da Química. Essa integração mostra que estamos no caminho certo de responsabilidade e de ética no Sistema CFQ/CRQs, fortalecendo a demanda de atenção e proteção da sociedade, nossa missão”, afirmou Almada.