Presidente do CFQ recebe homenagem no Rio de Janeiro

O presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, foi homenageado com uma Moção de Louvor e Reconhecimento, no Rio de Janeiro, durante a reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CFQ/CRQs, que ocorreu no Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III).

A honraria foi oferecida pelo vereador Reimont e foi entregue, especialmente, na sede do CRQ-III, na tarde de quinta-feira, 17.

O vereador ressaltou a importância da Química, da ciência, e da representatividade dos profissionais no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país.

“A Câmara Municipal do Rio de Janeiro tem muito prazer em conceder essa homenagem ao professor José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do Conselho federal de Química, principalmente no momento em que vivemos um problema de conjuntura internacional com essa guerra e que mostra nossa dependência em relação aos fertilizantes e outros produtos. Por isso é importante destacar a importância da Química e dessa profissão, que pode ajudar e sempre ajudou o Brasil a se alavancar muito, na ciência e no desenvolvimento econômico.”, destacou.

O presidente Ribamar relembrou a ligação do Sistema CFQ/CRQs com o Rio de Janeiro, onde funcionou a sede do Federal de 1956 até a década de 90, quando se mudou para Brasília, e das marcas de sua relação com a cidade.

“A minha relação pessoal com o Rio de Janeiro e sua gente, como a de todo brasileiro, é de absoluto carinho, simpatia e pertencimento. O Rio abraça a todos e, como nossa antiga capital, sempre será ponto de encontro daqueles que vivem neste país. É a caixa de ressonância de nossa essência, como povo e cultura.”, afirmou.

O vereador Reimont também lembrou o papel essencial do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro e do Conselho Federal durante a pandemia, no combate às fake news, com orientações confiáveis para a população, por meio da imprensa e dos seus canais de comunicação, além da articulação e medidas que possibilitaram a produção e doação de produtos vitais, como o álcool em gel.

Químico Industrial pela Universidade Federal do Pará (1974), graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1980), especialização em Química pela Universidade de Pernambuco (1978), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (1997) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica.

José de Ribamar tem serviços relevantes prestados ao Brasil, como conselheiro efetivo do CFQ por dois mandatos, de 2012 a 2018, como 2º vice-presidente, de 2012 a 2016, e exerce hoje seu segundo mandato como presidente do CFQ, pelo triênio 2021-2024.

Sua gestão é marcada pela integração, visibilidade e transparência. Na pandemia da Covid-19 o CFQ tornou-se porta-voz para o combate às fake news e para a orientação da população nos cuidados a serem tomados no combate ao vírus, reforçando a importância da Química e da ciência para a sociedade.

O Sistema CFQ/CRQs é formado pelo Conselho Federal e 21 Conselhos Regionais de Química. Sob a orientação do CFQ, o Sistema tem como diretrizes a valorização e promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil e o compromisso de garantir a oferta à sociedade de bons produtos e serviços, com as possibilidades infinitas que a Química oferece.

A base da atuação do Sistema CFQ/CRQs é a normatização, orientação, fiscalização e julgamento, atividades relacionadas ao exercício profissional da Química, e essas atividades hoje dizem respeito a mais de 216 mil profissionais e mais de 47 mil empresas do segmento, em todo o Brasil.