Presidente do CRQ-III visita a Universidade de Aveiro

O presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III), Rafael Almada, visitou as instalações do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, na última terça-feira, 12.

A Universidade de Aveiro é uma das instituições de ensino superior público em Aveiro, em Portugal. Criada em 1973, se transformou numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua pesquisa, do seu corpo docente e das suas infraestruturas.

“Pude conhecer de perto algumas unidades de formação, um pouco dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado, nas áreas da Química, Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia Química. Mas o ponto alto da visita foi, sem dúvidas, o Departamento de Química, que a cada dia se fortalece como uma referência com colaboração com a Indústria e com a sociedade.”, afirmou Almada.

Na universidade, o Presidente do CRQ conheceu a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, que tem como missão primordial a promoção da cultura científica e tecnológica, utilizando, para isso, diferentes formas de comunicação, como as exposições interativas, os espaços laboratoriais, o makerspace e os shows de ciência, que fazem parte da oferta permanente do Centro.

Na fábrica, Almada visitou o projeto “A cozinha é um laboratório”, onde estudantes do ensino médio e fundamental são apresentados por pesquisadores às principais transformações químicas que ocorrem dentro de uma cozinha. Ao final, os pequenos cientistas comem os experimentos.

Durante a visita, esteve na exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?”, que pretende chamar a atenção do público para a celebração da publicação da primeira tabela de Mendeleev. Um dos pontos principais da exposição é um módulo tridimensional com todos os elementos químicos e os minerais de onde alguns são extraídos.